Estilo de vida e sintomas da menopausa: Conheça a relação

12 de janeiro, 2022

O climatério pode trazer vários sintomas para a mulher e, principalmente nos anos próximos a última menstruação (que é a menopausa). Esses sintomas aparecem porque há diminuição de hormônios específicos que acabam ajudando na regulação de várias funções.

Muitas mulheres sofrem com as ondas de calor, insônia, cansaço, dores musculares e nas juntas e alterações no peso. Frequentemente ocorre o aumento de peso e, principalmente a barriga que estufa. Isso acontece porque as alterações hormonais diminuem o metabolismo e aí, fica mais fácil engordar. Além disso, as mudanças hormonais fazem com que a gordura acumule mais na região da barriga.

Tudo isso é muito comum. Mas, talvez o que você não saiba é que o estilo de vida influencia bastante nos sintomas. Sim! Quanto mais saudável for seu estilo de vida, mais amenos seus sintomas podem ser.

Menopausa x estilo de vida: O que fazer?

Exercícios físicos frequentes e boa alimentação podem diminuir o número e duração das ondas de calor, podem melhorar a qualidade do sono, as dores e, é claro ajudam a emagrecer! E o mais interessante: se você perder peso, você terá menos sintomas ainda.

Então, se os sintomas te incomodam, boas estratégias são:  evitar alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, alimentos com farinha branca e açúcar e praticar pelo menos 3 vezes na semana exercícios físicos que, para começar podem ser caminhadas de 20 a 30 minutos.

Por fim, o importante é se cuidar e envelhecer com qualidade e para isso, temos que fazer nossa parte.

Leia também: Climatério e menopausa: Aprenda a diferenciar

bruna oneda