Juicing: tomar sucos em vez de comer frutas e vegetais é saudável?

Alimentação Bem-estar
15 de Setembro, 2022
Juicing: tomar sucos em vez de comer frutas e vegetais é saudável?

Apesar de o termo juicing não ser tão conhecido no Brasil, ele diz respeito a um hábito que muitas pessoas adotam por aqui: fazer sucos a partir de diversas frutas e vegetais. As explicações para o ato são inúmeras – alguns dizem, por exemplo, que transformar os alimentos em líquido faz com que o corpo absorva melhor as vitaminas e os minerais contidos nos mesmos. Mas será que é verdade? Descubra tudo sobre:

Juicing melhora a absorção de nutrientes?

De acordo com um artigo publicado pela Mayo Clinic, “não há evidências científicas de que os sucos sejam mais saudáveis ​​do que a própria fruta ou o vegetal.”

Na verdade, dependendo da forma de preparo, a bebida pode até ter menos nutrientes do que o alimento em si. Se você coar, por exemplo, retira grande parte das fibras, que são importantes para evitar picos de glicemia (açúcar no sangue), ajudar no funcionamento do intestino e segurar a fome.

Leia também: Vegetais para emagrecer: melhores alimentos para a dieta

Juicing emagrece?

Outra explicação dos defensores do juicing é que ele poderia ajudar na perda de peso caso a pessoa troque alguma refeição do dia pelo suco. Contudo, a prática não é a melhor ideia. “Claro que cada profissional trabalha com a sua própria metodologia, mas eu não acredito nessa”, diz a nutricionista Renata Mayer, consultora nutricional Da Magrinha.

Ela explica que um dos mecanismos que sinalizam saciedade ao cérebro é a mastigação. Desse modo, quando você come o alimento sólido, seu corpo já manda “recados” para o órgão de que a alimentação está acontecendo.

“Normalmente, esse processo demora entre quinze e trinta minutos. Por isso sempre reforçamos a importância de mastigar bem as refeições”, afirma a especialista.

Por outro lado, no caso do suco, além de o líquido não exigir que “trabalhemos” a mandíbula, ele pode ser consumido em menos de cinco minutos. Aí, mesmo que ele seja calórico e rico em nutrientes, a fome pode não acabar.

Quando a técnica é interessante?

A própria Mayo Clinic defende que o juicing pode ser interessante para pessoas que têm dificuldade em consumir frutas e verduras por conta do sabor ou da textura deles. Mas a dica é tentar não coar a bebida (para evitar a perda de fibras); e consumir assim que você preparar (já que micro-organismos podem se desenvolver no local).

Fonte: Renata Mayer (CRN 41459), consultora nutricional Da Magrinha; formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Gestão de Pessoas (IMeN/FAMESP).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor