Geralmente, as pessoas tendem a se preocupar mais em emagrecer, fortalecer os músculos ou melhorar o condicionamento físico. Contudo, estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial – tanto para iniciantes quanto para atletas experientes.
Respirar da forma correta ajuda a desenvolver ainda mais o seu treino. Dessa maneira, ao controlar a respiração o oxigênio flui melhor no corpo. Assim, a corrida se torna mais leve, pois as suas pernas irão trabalhar com mais facilidade.
De acordo com especialistas, respirar pela boca é a melhor forma de otimizar o treino. Esse tipo de respiração garante uma maior quantidade de oxigênio entrando no corpo. No entanto, algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis e até mesmo mais cansadas.
Além disso, também é possível aderir a respiração ritmada. Isto é, sincronizar a corrida com a respiração para que o seu diafragma não sofra sobrecarga. Os corredores experientes costumam utilizar técnicas para manter a respiração constante. Como por exemplo: ritmo 3:3 (3 passos inspirando e 3 passos expirando)
Mas o ritmo de respiração ideal na corrida varia de pessoa para pessoa. Portanto, leve as dicas acima como parâmetro e busque sempre a orientação de um profissional da saúde.
Leia também: Correr duas vezes no mesmo dia, pode? Saiba mais
Para realizar treinos cada vez mais eficientes, não basta aprender como melhorar a respiração na corrida, mas também fazer algumas coisinhas extras para complementar esse aprendizado, como as seguintes:
Leia também: Respiração consciente: Benefícios e como fazer