Respiração consciente: Benefícios e como fazer

Bem-estar Equilíbrio
21 de Setembro, 2020
Respiração consciente: Benefícios e como fazer

Respirar é um ato natural e automático, mas também pode trazer vários benefícios para o corpo e mente, por meio das técnicas de respiração. Como a respiração consciente, prática comum na meditação. Dessa maneira, a respiração consciente consiste no ato de inspirar e expirar de forma controlada, ajudando a relaxar e tranquilizar em momentos de estresse e ansiedade.

Além disso, a prática pode ser incluída em qualquer momento do dia, seja ao acordar, no banho, no trabalho ou antes de dormir. Isso porque a única ferramenta necessária para esta técnica é o próprio corpo.

Leia também: Mindful leadership: Benefícios da liderança consciente

Benefícios da respiração consciente

  • Redução do estresse;
  • Relaxamento mental e corporal;
  • Desenvolvimento da concentração e do foco;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Alívio dos sintomas de ansiedade;
  • Ajuda a tomar decisões;
  • Aumento da sensação de paz e equilíbrio;
  • Melhora na qualidade do sono.

Leia também: Como praticar meditação caminhando em casa

Como fazer

Para praticar a respiração consciente, é necessário ter dedicação, tornando-a um hábito que irá fazer parte da rotina. Embora os benefícios sejam mais usufruídos quando feita isoladamente, esta técnica também pode ser feita com outras atividades.

Portanto, inicie colocando o despertador como lembrete ao acordar e tirar um tempo antes de começar as atividades diárias. Desse modo, mesmo que seja apenas 5 minutos, possibilitará que a respiração consciente traga a plenitude.

Outra forma de realizar a respiração consciente é incluir o método no dia a dia através de um cronômetro. Ou seja, marque um minuto no relógio e, em seguida, conte os números enquanto respira, para identificar quantas respirações por minuto você consegue realizar.

Por fim, para aliviar o estresse durante o trabalho, por exemplo, faça uma pausa de 30 segundos, puxe e solte o ar apenas pelo nariz. Logo depois, faça a mesma coisa com o abdômen expandido e sem mexer a parte superior do tórax.

Leia também: Meditação zazen: O que é e como praticar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor