Dicas para ter relacionamentos mais duradouros

Bem-estar Equilíbrio
12 de Agosto, 2021
Dicas para ter relacionamentos mais duradouros

A criação da internet significou uma verdadeira revolução para a humanidade. Se, por um lado, a ferramenta facilitou o contato entre as pessoas (afinal, basta uma ligação de vídeo para conversar com alguém a milhares de quilômetros), por outro, provocou profundas transformações no modo como nos relacionamos. Muitos especialistas dizem, até, que as mídias sociais promovem relacionamentos cada vez menos duradouros.

Leia também Efeito MUM: O que é e como pode afetar os relacionamentos

Se você sente que é o seu caso (seja no âmbito amoroso ou no das amizades), confira algumas dicas:

O que faz eu me interessar por alguém (ou alguém se interessar por mim)?

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, nós costumamos nos aproximar de outras pessoas por meio de uma característica chamada “identificação psicológica”, que nada mais é do que a intimidade. Quem nunca sentiu uma certa proximidade por alguém que havia acabado de conhecer?

“É necessário um start emocional, algo que faça uma pessoa se unir a outra emocionalmente. Isso faz com que a relação evolua e atinja outro nível muito importante, que é o da confiança”, diz o especialista.

No campo amoroso, a identificação primária pode acontecer com a paixão, ingrediente essencial para que o amor se desenvolva. Além disso, ela contribui para impedir que o casal caia na rotina. “Quando falamos em amizade, por outro lado, a identificação psicológica possibilita o aparecimento do companheirismo. E é justamente por causa da associação emocional que esse tipo de relacionamento vai perdurar”, complementa Alexander Bez.

Leia também: Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Mas qual é o segredo dos relacionamentos duradouros?

Contudo, apenas a identificação psicológica não é suficiente. Afinal, a paixão pode passar por períodos complicados, os interesses podem deixar de ser os mesmos… Nesses casos, o que fazer? O profissional dá algumas dicas:

  • Respeite as individualidades: Não, o outro não precisa ser exatamente igual a você. “O respeito ao espaço alheio é fundamental. Não sufoque o companheiro, mas também procure ter momentos só seus”;
  • Divida as tarefas do lar (se morarem juntos): Assim, ninguém fica sobrecarregado;
  • Tenha momentos a dois: “Realize atividades que os dois gostam”;
  • Tenha diálogos saudáveis e construtivos: “Sempre profundos, nunca superficiais”;
  • Mantenha a qualidade sexual do casal (em caso de relacionamentos amorosos): “E foque sempre na qualidade, não na quantidade”;
  • Respeito mútuo e criatividade são ótimos para tornar o dia leve e harmonioso.

E se você não vê seu amigo ou companheiro há muito tempo por conta da pandemia, ainda dá para fazer esses relacionamentos serem mais duradouros com hábitos simples. “Busque estar presente no dia a dia do outro — seja com mensagens ou ligações. Além disso, surpreenda-o com flores, chocolates, mimos… Procure formas inusitadas de expressar a saudade e de mostrar o quanto o relacionamento é importante para você.”

Leia também: Inteligência emocional: O que é e benefícios

Fonte: Alexander Bez, psicólogo, especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!