Regar plantas com café dá certo? Como aproveitar?

Bem-estar Casa
14 de Junho, 2022
Regar plantas com café dá certo? Como aproveitar?

Se você é “mãe” ou “pai” de planta, já deve ter visto várias dicas de como cuidar desses organismos. Uma indicação bem famosa é a de regar as plantas com café, mas, será que isso realmente faz bem? A borra, o pó ou café feito podem ser aproveitados de diversas maneiras. Contudo, é preciso ter atenção antes de jogar o produto nas plantas. 

Leia também: Plantas para perfumar a casa e seus benefícios para a saúde

Regar as plantas com café vale a pena? 

O café possui muitos nutrientes como fósforo, magnésio e manganês, além das vitaminas do complexo B, niacina, potássio e minerais diversos. Por isso, regar as plantas com café é, sim, uma boa ideia. Entretanto, isso vale apenas para o café puro. Se adoçado, com leite ou qualquer outro produto, ele não deve ir na rega das plantas, pois pode deixar as mudas com fungos e mofo. 

O café pode acelerar o crescimento e também melhorar a qualidade das plantas, porém, precisa estar sempre frio! O uso do café na rega também pode ser feito apenas com o pó. Misturar o produto com a terra faz com que mais matéria orgânica fique no solo ou vaso. Assim, pode ajudar a melhorar retenção de água, drenagem e aeração. 

Uma outra questão é verificar e pesquisar antes de regar as plantas com café. Algumas espécies e mudas não devem ser regadas com o produto, pois acabam morrendo ou com fungos. Não exagere ao regar as plantas, não deixe o solo extremamente molhado. Assim, também não é uma boa ideia jogar a bebida diretamente na planta, molhe apenas a terra. 

Além disso, a borra do café também pode ir na compostagem, ajudando a reduzir o mau-cheiro dos resíduos. Misturada na terra, a borra do café ajuda o desenvolvimento dos microorganismos do solo, afinal, contém nitrogênio.  

Essa prática ajuda também o meio-ambiente, evitando o desperdício e reaproveitando o produto de outra maneira. Por fim, não se esqueça de regar a planta com água. A dica do café deve ser feita com pouca frequência, apenas uma vez por semana e não descarta a rega normal da planta. 

Leia também: Fungos em plantas: por que acontecem, como tratar e prevenir?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!