Refrigerante zero no jejum intermitente. Pode?

Alimentação Bem-estar
08 de Janeiro, 2020
Refrigerante zero no jejum intermitente. Pode?

Quem está tentando emagrecer certamente já deve ter ouvido falar sobre o jejum intermitente. Muitas vezes chamado de dieta, esse estilo de jejuar é, na verdade, uma estratégia nutricional. Ele é caracterizado por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral.

Um das dúvidas mais frequentes de quem segue essa metodologia é se é permitido consumir refrigerante zero no jejum intermitente, uma vez que a bebida não contém calorias. 

Refrigerante zero no jejum intermitente: pode? 

Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, o refrigerante zero no jejum intermitente não é recomendado. Isso porque, mesmo não contendo calorias, é repleto de adoçante. 

“Refrigerante sem calorias, na teoria, não atrapalha o emagrecimento por não ter açúcar. Mas, não quer dizer que essa seja uma opção de bebida saudável”, explica a nutricionista Vanessa Losano. “Porém, ele não é indicado durante o jejum intermitente, pois, o adoçante de sua fórmula pode estimular a secreção de insulina, e isso faria com que o jejum fosse quebrado”, complementa. 

Leia também: Treinar com o estômago vazio queima o dobro de gordura

Jejum intermitente emagrece?

Todas as dietas de controle de calorias têm um impacto na perda de peso. Mas para que sejam realmente bem sucedidas, a pessoa deve ser capaz de mantê-la no longo prazo.

Um estudo gigante publicado em 2017 no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que o jejum intermitente é igualmente eficaz para a perda de peso como a restrição diária de calorias (a tradicional dieta), principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.

Os resultados variam, no entanto, dependendo das circunstâncias individuais e da quantidade de peso que o indivíduo deseja ou precisa perder. 

Portanto, a eficácia desse programa alimentar, a longo prazo, depende da capacidade da pessoa em manter esse estilo saudável e de baixas calorias no futuro.

O tempo para se habituar totalmente à dieta é variável, que pode ser rapidamente aceita pelo organismo ou, inclusive, não ser bem tolerada. Nesse caso, é preciso reformular as práticas alimentares com a ajuda de um médico ou nutricionista.

Leia também: Comer tarde da noite pode comprometer a saúde do coração

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva