Como recuperar os músculos perdidos depois da Covid-19?

14 de junho, 2021

Os pacientes que foram internados por conta da Covid-19 tiveram que lidar com diversas sequelas, e uma delas é a sarcopenia. Isso acontece porque, em casos graves, eles acabam passando muito tempo deitados na cama. Com a limitação de movimentos, há uma perda acentuada de massa muscular. Mas, felizmente, é possível recuperar os músculos perdidos para a doença!

A sarcopenia tem a ver com a redução da massa muscular e da força associadas à idade. Um processo natural que faz parte do envelhecimento e é responsável – em partes – pela perda da qualidade de vida na terceira idade. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

Leia mais em: Sarcopenia: O que é, sintomas e como evitar

Segundo um estudo publicado no Frontiers in Physiology, em hospitalizações por coronavírus, a perda de massa muscular da coxa chega a 3,7% por dia. 

Dessa maneira, os especialistas explicam que fatores como tempo prolongado no leito, diálise, uso de ventilação mecânica e medidas invasivas provocam a perda significativa de força muscular. 

Como recuperar os músculos perdidos depois da Covid-19

Ao se recuperar da Covid-19, é necessário optar por estratégias que irão ajudar a recuperar os músculos perdidos. Portanto, veja algumas abaixo:

Fisioterapia

A fisioterapia é fundamental para o paciente melhorar a capacidade respiratória e voltar a se exercitar. Dependendo do caso, as sessões podem ser direcionadas para os braços e para as pernas três vezes por semana por até seis meses.

Leia também: Sinais de que você está perdendo músculos em vez de gordura

Exercícios físicos

Para recuperar os músculos, nada melhor do que praticar exercícios físicos, não é mesmo? O ideal é buscar o apoio de um educador físico somente quando a pessoa estiver totalmente recuperada. Assim, possíveis lesões são evitadas. E caso o paciente não se sinta bem, o profissional irá ajudá-lo.

Os exercícios aeróbicos (caminhada e corrida, por exemplo) são indicados para restabelecer o sistema respiratório. Porém, não contribuem tanto para o ganho de massa muscular.

Dessa maneira, os mais recomendados são os exercícios de força, como musculação, natação, pilates e modalidades de ioga. Pois eles provocam uma resistência, o que obriga o músculo a trabalhar contra ela. Desse modo, geram o aumento de força e volume musculares.

Alimentação para recuperar os músculos

Além dos exercícios, não podemos esquecer de um dos principais fatores para obter resultados: a alimentação balanceada. Busque ingerir alimentos ricos em proteínas para intensificar o ganho de músculos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo