Raízes comestíveis: Conheça as mais nutritivas

Alimentação Bem-estar
11 de Agosto, 2020
Raízes comestíveis: Conheça as mais nutritivas

As raízes comestíveis são vegetais que armazenam todos os seus nutrientes na raiz. Cenoura, geralmente, é o que aparece na mente quando o assunto é raiz. Porém, existem outros alimentos que fazem parte desse grupo e que se destacam pelos benefícios que podem proporcionar à saúde.

As melhores raízes comestíveis para incluir na dieta

As raízes comestíveis nascem e se desenvolvem dentro do solo. As raízes são tão ricas em nutrientes pois é em seu interior que eles são armazenados. No caso do caule, esse é externo, ou seja, está acima da superfície.

Beterraba

beterraba tem esses e muitos outros predicados que a levam facilmente ao rol de melhores alimentos. Seu aproveitamento na alimentação é integral – tanto as raízes quanto as folhas são imbatíveis em nutrientes.

Contém vitaminas A, B6, C, proteínas, ferro, magnésio, ácido fólicopotássio, fibras solúveis e antioxidantes. Em conjunto, esse nutrientes podem contribuir para a saúde, inclusive para o desempenho esportivo. 

Rabanete

rabanete é uma raiz cultivada e consumida desde a Antiguidade, popular entre os gregos e os romanos. Seu sabor marcante, levemente adocicado e picante, é querido por muitas pessoas. Não só saboroso, suas propriedades são muito ricas e cheias de benefícios para a saúde, além de ser muito versátil.

Cenoura

Quando você era criança, provavelmente ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos. Isso é verdade, mas os benefícios desse vegetal não param por aí. Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. 

Também, o betacaroteno é um importante antioxidante presente nesse alimento, que dá sua cor laranja brilhante e é absorvido no intestino e convertido em vitamina A durante a digestão. Assim, aqui estão algumas outras vantagens de incluir a cenoura na sua rotina. 

Batata-doce

batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas, os benefícios vão além do corpinho bonito. Pois, a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

Inhame

São diversos nutrientes para a saúde, além do baixo índice glicêmico, quase uma ajudinha extra para quem quer emagrecer.  O inhame também é fonte de carboidrato importante, mas não eleva as taxas de glicemia por conter uma quantidade alta de fibras. 

Gengibre

A raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre outras vantagens, seu consumo pode reduzir gases e inchaço. Também possui compostos fenólicos que aliviam a irritação no trato gastrointestinal. Ele pode ser usado em saladas, molhos, carnes e no famoso chá quente.

Nabo

O vegetal é um excelente alimento para quem quer emagrecer de forma saudável. Em 100 gramas de nabo se concentram apenas 19 calorias, mas muitas fibras, o que promove a saciedade. Além disso, suas folhas são extremamente nutritivas, ricas nas vitaminas A, C e K e antioxidantes. Saiba mais.

Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva