Queratina: o que é e quais benefícios ela oferece para o cabelo
Não é raro encontrar nas prateleiras das lojas produtos para o cabelo com queratina em sua composição.
Por se tratar de um nutriente essencial para a saúde dos fios, essa proteína faz parte da fórmula de diversos shampoos, condicionadores e máscaras capilares.
Seus benefícios, contudo, ainda são desconhecidos por algumas pessoas. Pensando nisso, o cosmetólogo Pedro Henrique Guimarães explicou tudo sobre o tema.
Leia também: Cutícula do cabelo: o que é, qual sua função e principais cuidados com ela
O que é a queratina
Importante para a saúde do cabelo, a queratina é uma proteína que faz parte da composição da fibra capilar.
“A queratina é produzida naturalmente pelo corpo e compõe 90% do fio, além de estar presente em outras estruturas do nosso organismo, como nas unhas, por exemplo”, explica Guimarães.
Leia também: Queratina líquida para o cabelo: o que é e para que serve?
E continua: “A exposição exagerada ao sol, maus hábitos alimentares, uso excessivo de ferramentas de calor e química, contudo, fazem com que boa parte da proteína no cabelo se perca diariamente”.
Sendo assim, um cabelo com déficit de queratina é quebradiço, embaraçado e com frizz, necessitando da reposição desse elemento estrutural tão essencial para a fibra capilar. E então entram os produtos capilares com queratina.
Leia também: Cabelo com frizz: saiba quais são as causas e como evitar
Para que ela serve?
“A função principal da queratina no cabelo é a força. Ela ajuda a estruturar a fibra capilar, preenchendo o fio, reduzindo a quebra e deixando os cabelos com volume e brilhantes”, explica o profissional.
“Quando o cabelo está saudável e sem danos que comprometem a queratina da fibra, até os tratamentos, como as colorações, possuem maior durabilidade, uma vez que os pigmentos terão onde se acoplar no interior da fibra capilar”, completa.
Leia também: Veja como proteger a cabeça de química para cabelo
Isso ocorre porque, de acordo com o profissional, a proteína tem a função de envolver e proteger o fio, reduzindo, assim, os efeitos de agressões externas, ao mesmo tempo que preserva a umidade natural e seus nutrientes. Além disso, ela também é responsável por dar elasticidade e impermeabilidade ao cabelo.
“Essa função combinada de proteger e fortalecer os fios faz com que a perda ou diminuição desse nutriente impacte diretamente na saúde do fio capilar.”
Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo
Como usar a queratina nos fios?
De acordo com Pedro Henrique Guimarães, é preciso ter atenção à existência de três tipos diferentes da queratina ao escolher um produto para cuidar dos cabelos.
São elas:
- Líquida
Usada em pequenas doses para potencializar os resultados dos produtos;
- Hidrolisada
Pesa menos e penetra mais facilmente nos fios;
- Oxidada
É a menor em nível molecular, conseguindo penetrar na cutícula (parte externa do fio) até o centro do córtex capilar (parte interna).
Leia também: Cronograma capilar: o que é, para que serve e como fazer em casa
“Apesar de todos os tipos de cabelos se beneficiarem da reposição de queratina, o uso de produtos com esse ativo é indispensável principalmente no cronograma capilar de quem fez coloração ou descoloração”, diz o profissional.
“Nos fios cacheados mais finos, ela os torna muito menos suscetíveis à quebra e a danos externos. Já nos fios lisos, faz com que fiquem mais alinhados e com menos frizz”, finaliza.
Fonte: Pedro Henrique Guimarães, cosmetólogo e educador da Keune Haircosmetics Brasil.