Entender sobre a cutícula do cabelo faz toda a diferença para quem busca manter os fios saudáveis e bem cuidados, especialmente diante de todas as agressões externas que enfrentamos dia a dia.
De acordo com o hairstylist Eron Araújo, a cutícula é uma camada importantíssima do fio, pois tem relação com a entrada e saída de nutrientes e de água no cabelo.
Pensando nisso, o profissional reuniu as principais informações sobre o tema, como função e principais cuidados. Veja mais a seguir.
Leia também: Afinal, o que significa ter cabelo poroso? Saiba como identificar e tratamentos
Araújo explica que a fibra capilar possui três camadas: córtex, medula e cutícula.
O córtex, segundo o profissional, é a parte principal e mais volumosa, composto por
por proteínas que determinam a forma e cor dos fios.
A medula, por sua vez, é a única parte da fibra que fica em contato com o bulbo, podendo ser encontrada apelas em fios mais grossos ou brancos.
Por fim, a cutícula é a responsável por regular a entrada e saída dos nutrientes e da água nos fios. Trata-se da camada que mais sofre danos diariamente, pois é quem recebe as agressões e resíduos diários, além das colorações e alisantes.
Leia também: Afinal, como proteger o couro cabeludo da química e evitar queimaduras?
Para ter um cabelo saudável, é necessário que as cutículas dos fios estejam fechadas. Isso porque, de acordo com o hairstylist, cabelos com cutículas abertas costumam apresentar um aspecto ressecado e quebradiço.
“Quando as cutículas capilares estão saudáveis, os cabelos se mantêm alinhados, garantindo fios sedosos e brilhantes”, afirma.
Araújo explica que, após um procedimento químico ou o uso excessivo de fontes de calor, a estrutura capilar sofre agressões, deixando as cutículas abertas.
“Para recuperá-las, a queratina é uma excelente aliada neste momento, pois preenche os espaços nos fios. A selagem capilar é uma etapa muito importante para tratar os danos e recuperar a sua saúde”, ele aponta.
Leia também: Queratina líquida para o cabelo: afinal, o que é e para que serve?
É necessário tomar alguns cuidados relacionados à exposição do cabelo ao calor para evitar que as cutículas dos fios fiquem abertas.
Pessoas que usam aparelhos térmicos como secador, chapinha e babyliss, devem aplicar um protetor térmico sempre antes de começar. Isso ajudará a prevenir possíveis danos para a estrutura capilar.
Já a respeito da exposição solar, o hairstylist ressalta que o sol não é um vilão, desde que a gente saiba aproveitá-lo da melhor forma.
“Para os fios, a exposição intensa aos raios UVA e UVB danifica as cutículas, deixando as fibras capilares mais expostas, além de reduzir a proteção natural do cabelo. O resultado são cabelos ressecados, quebradiços e cheios de pontas duplas”, explica.
“Por isso, usar produtos que contenham proteção UV é fundamental para proteger os fios e deixá-los hidratados e saudáveis”, finaliza.
Fonte: Eron Araújo, hair stylist e especialista da marca Amend, de São Paulo.