Quantas horas de caminhada são necessárias para queimar as calorias do ovo de Páscoa?

Alimentação Bem-estar
19 de Abril, 2022
Quantas horas de caminhada são necessárias para queimar as calorias do ovo de Páscoa?

Você já parou para pensar quantas horas de caminhada são necessárias para queimar as calorias daquele ovo de Páscoa que você devorou no último feriado? Um estudo da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, resolveu calcular. E chegou à conclusão de que uma pessoa de 79 quilos precisaria andar por cerca de seis horas para gastar o equivalente a uma unidade grande (1780 calorias) — mas sem recheio. Confira a tabela de outros doces típicos da data:

  • Coelho de chocolate ao leite grande (1080 calorias): 1h49 de corrida ou 3h40 de caminhada;
  • Saco com mini ovos de chocolate (412 calorias): 41 minutos de corrida ou 1h23 de caminhada;
  • Fatia de bolo (375 calorias): 39 minutos ou 1h19 de caminhada.

“É tempo de descanso e as pessoas precisam se divertir, especialmente se elas passaram a Quaresma sem chocolate, mas comer apenas um ovo de Páscoa pode ser uma boa ideia, e é mais do que suficiente no fim de semana do feriado”, disse Amanda Daley, professora de medicina comportamental da universidade inglesa, ao portal da instituição.

A especialista, aliás, sugere no mesmo artigo que todas as guloseimas informem em seus rótulos os tempos de caminhada e corrida exigidos para torrar as calorias que o alimento oferece. De acordo com ela, a estratégia ajudaria a frear abusos.

Leia também: 5 dicas para emagrecer depois da Páscoa

Queimar as calorias da Páscoa: poréns

O método pode até servir de alerta para o consumo de alimentos açucarados e industrializados. Mas ele não deve ser um estímulo para as pessoas “compensarem” as calorias consumidas na Páscoa com exercícios físicos em excesso e restrições alimentares severas.

Isso porque além de ser perigoso para a saúde, a dificuldade em manter esse tipo de estratégia vai fazer você ficar desmotivado em pouco tempo. Além disso, o hábito pode estimular a sensação de culpa após as refeições e causar prejuízos à nossa relação com a comida.

O ideal, então, é retomar a dieta e os treinos aos poucos, de forma suave e sustentável. E priorizar ingredientes naturais, é claro. Frutas e verduras são ricas em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e aumentam a saciedade, e inúmeros nutrientes — sem contar que a maioria contém boas quantidades de água e é baixa em calorias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino