Queda de cabelo por estresse: Como prevenir e combater
Alterações hormonais ou doenças podem ser algumas das razões pelas quais o cabelo cai. No entanto, o sintoma mais comum que desencadeia queda de cabelo (fora do comum) é o estresse.
Assim, quando se está passando por um período de má nutrição, insônia e ansiedade, é normal que os fios sofram as consequências e enfraqueçam a ponto de cair.
Mas, a boa notícia é que existem tratamentos e remédios para impedir a queda de cabelo por estresse. Alguns são comprados, outros preparados. Contudo, todos têm algo em comum: fortalecem as madeixas e ajudam a saúde capilar.
Ingredientes poderosos
Uma maneira de evitar queda de cabelo por estresse é fortalecer o couro cabeludo com ingredientes naturais, como colágeno e biotina. Dessa maneira, há suplementos e alimentos que ajudam na produção desses nutrientes que, além de interromper a queda, proporcionam brilho e suavidade.
Alimentos que ajudam a aumentar a produção de colágeno e biotina:
- Leite de soja;
- Gema de ovo.
Leia também: Biotina ajuda no crescimento do cabelo?
Máscaras naturais
Da natureza, podemos retirar vários benefícios por meio de máscaras caseiras.
Abacate e óleo de coco
Separe meio abacate e misture com três colheres de sopa de óleo de coco. Aplique diretamente no cabelo seco e deixe a mistura agir por 15 minutos. Enxágue em seguida.
Babosa e água de rosas
Misture meia xícara de água de rosas com duas colheres de sopa de gel de babosas (e 10 gotas de um pouco de óleo essencial de sua preferência). Aplique-a como spray no cabelo diariamente para acelerar o crescimento do cabelo.
Vitaminas
Existem vitaminas que aumentam a beleza e saúde dos fios. Porém, três das mais potentes são:
- Vitamina A: Fortalece os cabelos, aumenta a elasticidade e ajuda a remover as impurezas.
- E: Interrompe a queda e ajuda a desenvolver suavidade e brilho.
- Vitamina C: Previne o envelhecimento e o ressecamento causados pelo estresse.
Leia também: Nutricosméticos: O que são e como funcionam