Quanto de proteína tem um ovo?

Alimentação Bem-estar
20 de Outubro, 2022
Quanto de proteína tem um ovo?

A proteína é um dos principais macronutrientes para o bom funcionamento do organismo. Além de ter um papel importante no desenvolvimento de células, ela atua na construção e na manutenção de todos os órgãos e tecidos do corpo. Para atingir as quantidades adequadas de aminoácidos por dia, é importante incluir pelo menos uma fonte do macronutriente em todas as refeições. A boa notícia é que existe uma variedade enorme de alimentos ricos em proteínas, por exemplo, carne, frango, soja, salmão, tofu e leite de vaca. Além disso, o ovo também fornece o macronutriente e trata-se de um produto mais acessível e versátil. Por isso, saiba quanto de proteína tem um ovo, quanto comer por dia e como incluir na dieta.

Acima de tudo, vale entender que cada indivíduo precisa consumir uma quantidade de proteínas diariamente para garantir o aporte nutricional correto. Esse número varia, sobretudo, conforme o peso. A RDA (Recommended Dietary Allowances) indica o consumo de 0,8g de proteína por quilograma. Ou seja, se um indivíduo pesa 60 kg, ele precisa ingerir 48g de proteína por dia.

Outra questão importante é que essa quantia deve ser fracionada entre as refeições, para que o corpo absorva o nutriente ao longo das horas. Além disso, recomenda-se variar as fontes de proteína, isto é, buscar consumir diferentes alimentos. Tal prática ajuda na absorção de fibras, gorduras e vitaminas, uma vez que há uma diversificação nutricional maior.

Quanto de proteína tem um ovo?

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Entretanto, é importante estar atento à quantidade diária. Gracyanne Barbosa, influenciadora fitness, contou que come 40 ovos por dia em sua dieta. Atletas de alto rendimento costumam precisar de maiores quantidades de proteína e, por isso, devem apostar em um volume maior de alimentos desse tipo. Entretanto, o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir saúde e equilíbrio.

No caso das pessoas de forma geral, o indicado é comer de um a três ovos por dia, buscando, sempre, intercalar as fontes proteicas.

Como incluir na dieta

Além de entender quanto de proteína tem um ovo, é importante saber a forma mais saudável de prepará-lo. Em comparação às demais formas, o ovo cozido tem menos calorias (aproximadamente 65,7 kcal por unidade) e não fornece gorduras ruins presentes na fritura, por exemplo. Entretanto, eles também podem ser mexidos (uma ótima opção para o café da manhã).

Dois grandes pontos positivos dos ovos são a praticidade e a versatilidade. Eles funcionam tanto como um pós-treino, quanto como um acompanhamento para café da manhã, almoço ou jantar.

Veja algumas opções de como prepará-lo e incluí-lo na dieta:

Sanduíche fit de ovo cozido com maionese de linhaça

quanto de proteína tem um ovo

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • ½ cebola roxa picada;
  • Salsinha e cebolinha a gosto;
  • Sal;
  • 1 colher de sopa de maionese de linhaça;
  • 2 fatias de pão integral;
  • 1 folha de alface.

Modo de preparo:

Primeiramente, cozinhe os ovos em fogo médio. Assim que a água ferver, contabilize 8 minutos. Logo após, tire os ovos da água, descasque-os e amasse-os com um garfo. Em seguida, adicione os ovos amassados e os demais ingredientes nas fatias de pão integral e sirva.

Quer aprender a receita de maionese de linhaça? Confira aqui

Ovos mexidos com ricota

ovos mexidos

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de queijo ricota;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 50g de queijo pecorino ralado;
  • 1 colher (sopa) de cebolinha em fatias finas;
  • Pitada de sal marinho;
  • Pitada de flocos de pimenta vermelha;
  • 1 colher (chá) de óleo de trufa branca;
  • 2 brotos de rúcula.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, misture os ovos e o azeite. Depois, aqueça a panela antiaderente média em fogo médio baixo. Então, adicione os ovos à panela e mexa com uma espátula de silicone até que os ovos comecem a endurecer. Logo após, retire a panela do fogo e acrescente o queijo ricota e tempere com uma pitada de sal. Volte a panela para o fogo e cozinhe delicadamente até que os ovos estejam com a consistência desejada. Por fim, decore o seu prato com pecorino, óleo de trufa, flocos de pimenta, cebolinha e brotos de rúcula.

Omelete de legumes

quanto de proteína tem um ovo

Ingredientes:

  • Azeite;
  • ¼ xícara de abobrinha picada;
  • 2 colheres de sopa de cebola picada;
  • ¼ xícara de tomate cereja;
  • ½ espiga de milho;
  • 2 colheres de sopa de coentro picado;
  • 2 ovos grandes;
  • 1 colher de sopa de água;
  • Pitada de pimenta preta;
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão;
  • ¼ de abacate pequeno fatiado.

Modo de preparo:

Adicione um fio de azeite à uma frigideira pequena antiaderente e aqueça em fogo baixo. Em seguida, acrescente a abobrinha e a cebola e cozinhe, mexendo, até a cebola ficar macia. Em um tigela pequena, misture os tomates, os grãos de milho e o coentro. Depois que a mistura de abobrinha estiver cozida, retire da panela e adicione nessa nova mistura de milho.

Limpe a frigideira e adicione um fio de azeite novamente. Coloque em fogo baixo. Em outra tigela pequena, misture os ovos, a água e a pimenta. Logo após, despeje a mistura de ovos na frigideira e deixe cozinhar até que os ovos estejam quase prontos.  Você pode cobrir a frigideira para cozinhar mais rapidamente. Polvilhe a mistura de milho em metade dos ovos.

Logo depois, cubra com queijo e dobre os ovos ao meio sobre os legumes e o queijo. Continue cozinhando até que os ovos estejam completamente cozidos. Deslize cuidadosamente a omelete da panela para um prato e cubra com abacate fatiado. Sirva em seguida.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.