Quantas calorias tem um ovo cozido?

Alimentação
13 de Outubro, 2022
Quantas calorias tem um ovo cozido?

O ovo é um dos grandes aliados de quem tem como prioridade a alimentação saudável. Fonte de proteínas e diversos nutrientes, ele ajuda no desenvolvimento muscular e protege a saúde cardiovascular. Além disso, ele colabora para o controle da fome e melhora a memória e a integridade do sistema nervoso. Apesar de existirem diferentes formas de preparo, a mais benéfica é cozinhar o alimento. Por conta de suas propriedades, o ovo cozido se encaixa tanto em dietas para perda de peso quanto para aumento de massa magra – mas é importante estar atento às quantidades e calorias, uma vez que esses fatores influenciam diretamente nos resultados. Assim, saiba quantas calorias tem um ovo cozido e quanto consumir por dia.

Quantas calorias tem um ovo cozido?

Uma unidade média de ovo de galinha cozido tem, aproximadamente, 65,7 kcal. Confira, então, a tabela nutricional completa do alimento:

Tabela Nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 65.70 kcal 3.29%
Carboidratos líquidos 0.27 g
Carboidratos 0.27 g 0.09%
Proteínas 5.99 g 9.00%
Gorduras totais 4.28 g 7.77%
Gorduras saturadas 1.31 g 5.93%
Fibra alimentar 0.00 g 0.00%
Sódio 65.70 mg 2.74%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Quantos ovos posso comer por dia?

Antes de mais nada, vale entender que cada indivíduo necessita de um direcionamento específico no que diz respeito às quantidades e escolhas alimentares. Isso porque fatores biológicos, psicológicos e os objetivos de cada pessoa precisam ser considerados no momento de definir as estratégias.

A American Heart Association recomenda para um adulto saudável o consumo de até duas unidades diárias. De acordo com a organização, essa quantidade já garante o aporte nutricional necessário.

A nutricionista Juliana Vieira indica a ingestão de um a três ovos por dia. Além disso, destaca a importância de diversificar as fontes de proteína ao longo das refeições – um estudo descobriu, inclusive, que ao fazer isso, o risco de hipertensão diminui, e a saúde do coração se mantém mais protegida. 

Como fazer ovo cozido

Além de entender quantas calorias o ovo possui e a quantidade ideal por dia, é importante saber, sobretudo, como preparar o alimento. O tempo de cozimento do ovo, por exemplo, é uma das grandes dúvidas das pessoas. Na verdade, ele varia de acordo com a preferência do ponto da gema – afinal ele pode ter gema mole, cremosa ou mais durinha. Por exemplo:

  • Gema mais cremosa: deixar na água fervente por 7 minutos;
  • Gema durinha: deixar por 10 minutos;
  • Mole (ovo mollet): 5 ou 6 minutos.

De qualquer forma, o modo de preparo ideal do ovo cozido consiste em, primeiramente, acrescentar água suficiente (em uma panela pequena) para cobrir o ovo e ultrapassar 3 cm. Em seguida, preparar um banho de gelo enquanto a água ferve e quando a água ferver, colocar o ovo na água. Aguardar 10 minutos e, então, remover o ovo. Por fim, basta transferir para o banho de gelo e deixe esfriar. 

Além disso, o chef Gustavo Pereira pontua algumas dicas para conseguir preparar o ovo cozido de forma adequada: “O segredo está em colocar o ovo com delicadeza para não trincar a casca. Mergulhe o ovo com a ajuda de uma colher e abaixe o fogo. Se achar melhor, pode fazer um furinho com uma agulha na base e adicionar gotas de limão na água para manter a casca sem rachaduras”.

Leia mais: Qual é o tempo de cozimento do ovo? Veja melhor forma de preparar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo