Quantos ovos posso comer por dia? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
04 de Fevereiro, 2022
Quantos ovos posso comer por dia? Especialista responde

Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas, das triviais até as mais gourmet. E não para por aí. Que ovo é saudável a ciência já conseguiu provar. Não só, é um dos alimentos mais densos em nutrientes que existe. Mas, quantos ovos posso comer por dia?

Benefícios do ovo

Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias. Além disso, ele não é apenas delicioso – também é fácil de preparar, seja mexido, cozido, em omelete, sozinho ou acompanhado.

Um estudo publicado em 2018, demonstrou que esse é um alimento cujas propriedades podem ter efeito protetor em relação à saúde do coração. Resumidamente, cientistas chineses concluíram que, ao consumir esse alimento frequentemente, é possível reduzir em 11% o risco de sofrer com doenças cardiovasculares. O ovo também:

  • Facilita o ganho de massa magra: devido à abundância de proteínas presente na composição desse alimento, é possível dizer que o ovo está ligado ao ganho de massa magra (hipertrofia) em atletas. Além disso, ovos são repletos de outros importantes nutrientes, como vitamina E, luteína, selênio e mais.
  • Pode beneficiar a saúde do cérebro: especialmente a função cognitiva. Isso pode ser explicado por sua abundância em colina, conhecido como “o nutriente que ajuda a turbinar o cérebro”. Essa é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente é a vitamina B8, que cumpre diversas funções no organismo, mas especialmente no cérebro.

Quantos ovos posso comer por dia?

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, a resposta para quantos ovos posso comer por dia depende! Atletas de alto rendimento, por exemplo, que gastam milhares de calorias por dia nos treinos e precisam ingerir muita proteína para favorecer o ganho de massa muscular, podem até apostar no ovo em grandes quantidades. Mas, mesmo eles, não devem fazer isso sem o acompanhamento nutricional adequado.

Já a ideia de que a gema contém muito colesterol e, portanto, poderia fazer mal à saúde, já foi contestada por alguns estudos. “Pesquisas mostram que o colesterol presente em alimentos naturais representa um baixo risco à saúde”, explica a especialista.

Leia também: Quantas batatas posso comer por dia? Saiba a resposta

Contudo, é claro que a forma de preparo também conta. O ideal é priorizar métodos como o cozimento em água e evitar a fritura em óleo — que é rica em calorias e gorduras. “E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.

Portanto, não existe consenso no mundo da saúde sobre a quantidade ideal de ovo ao dia. Mas, a American Heart Association sinaliza que até duas unidades diárias garantem o aporte nutricional que é oferecido pelo alimento. Contudo, quem tem obesidade, diabetes ou colesterol alto, é desejável restringir a um ovo por dia, preferencialmente cozido ou indiretamente em receitas (bolos, tortas etc). 

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!