Quantas calorias tem um almoço para emagrecer? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
11 de Maio, 2022
Quantas calorias tem um almoço para emagrecer? Especialista responde

Quem tem o objetivo de perder peso precisa atingir o chamado déficit calórico — isto é, gastar mais calorias do que consome todos os dias. É por isso que contar com a ajuda de um profissional faz toda a diferença. Isso porque ele te ajudará a montar suas refeições para que a meta não seja ultrapassada. Mesmo assim, muita gente ainda pergunta: quantas calorias tem um almoço para quem quer emagrecer?

Quantas calorias tem um almoço para emagrecer?

De acordo com Ermelinda Bertoldi, nutricionista clínica, esteticista e terapeuta, o número vai depender de alguns fatores. Por exemplo, se a pessoa gasta mais energia com exercícios ou se é sedentária, se é homem ou mulher, o que ela come no restante do dia…

“Ou seja, para determinar a quantidade calórica tanto do almoço quanto do jantar, temos que saber o gasto energético por dia dessa pessoa”, explica. Para fechar o consumo do dia em 1500 calorias, geralmente a especialista indica uma média de 350 calorias reservadas para o almoço.

Leia também: Afinal, quantas calorias devo comer no café da manhã?

O que levar em conta na hora de montar o prato?

É preciso, também, focar em quatro coisas: proteínas, carboidratos, gorduras boas e micronutrientes (vitaminas e minerais). Todos esses nutrientes podem ser conseguidos se você dividir o prato da seguinte maneira, segundo a nutricionista:

  • 25% de carboidratos;
  • 15% de proteínas;
  • 15% de leguminosas;
  • 50% de saladas e folhas.

Além disso, priorize boas fontes de todos os itens listados acima. Ermelinda Bertoldi indica os melhores:

Ela também ressalta a importância de evitar frituras, dando preferência a alimentos assados, grelhados ou cozidos. “Os vegetais e as folhas à vontade, temperados com um fio de azeite de oliva.”

Um erro muito comum é exagerar nos carboidratos. Quando estão em excesso nas refeições, aumentam as calorias do prato. “Temos que passar longe, por isso, de lasanhas e macarronadas com molho demais. Não se deve cortar o carboidrato, mas sim escolher bons tipos e trabalhar também com proteínas e bastante legumes, verduras e leguminosas”, finaliza.

Fonte: Ermelinda Bertoldi é especialista em perda de peso, nutricionista clínica, esteticista, terapeuta integrativa e fundadora da Nutri Linda, empresa com sede em Curitiba.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor