Dieta mediterrânea é eleita a melhor do ano pela 6ª vez
Quer começar 2023 com uma alimentação mais saudável e equilibrada, que ajuda a reduzir os riscos de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama? Vale apostar, então, na mediterrânea: revisores reuniram-se para definir qual é a melhor dieta para 2023, e a mesma ficou em primeiro lugar em várias categorias.
A classificação foi anunciada na última terça-feira (03/01) pelo US News & World Report. Assim, o cardápio típico do Mediterrâneo conquistou vitória em:
- Melhor dieta geral;
- Melhor dieta para uma alimentação saudável;
- Além disso, melhor dieta baseada em vegetais.
Mas é claro que não para por aí. Em duas novas categorias adicionadas para 2023, a dieta mediterrânea também garantiu o primeiro lugar, mas empatou com outras estratégias alimentares. Confira:
- Dieta mediterrânea e Mudanças Terapêuticas no Estilo de Vida (TLC, em inglês): melhores dietas para redução do colesterol;
- Dieta mediterrânea e Abordagens Dietéticas para Controle da Hipertensão (DASH, em inglês): melhores dietas para a saúde dos ossos e das articulações.
“A saúde dos ossos e das articulações é uma área em que há uma boa quantidade de literatura científica”, disse Gretel Schueller, editora-gerente de saúde do US News & World Report e que supervisiona a classificação de dieta anual.
“Também reconhecemos que nossa população está envelhecendo, portanto, focar em dietas que possam aumentar a qualidade de vida entre os indivíduos mais velhos é um elemento importante.”
Leia também: Sua promessa de ano novo é emagrecer? Dicas essenciais
Qual é a melhor dieta para 2023? Novidades
Além das novas categorias de “prêmio” adicionadas, a revsita realizou algumas outras mudanças. Por exemplo, este ano os revisores classificaram apenas 24 dietas — em vez das 40 ou mais analisadas nos últimos anos. Isso porque algumas metodologias da lista original foram integradas a outras, como foi o caso das vegetariana, vegana, nórdica, tradicional asiática e índice glicêmico, que se juntaram à mediterrânea.
“A mensagem para levar para casa aqui é o reconhecimento de que a dieta mediterrânea não é realmente apenas sobre os alimentos ao redor do Mediterrâneo”, disse Gretel. “Você pode, por exemplo, aprender as lições e a abordagem do padrão alimentar mediterrâneo e aplicá-lo a qualquer cozinha de qualquer país.”
Fonte: Best Diets Overall 2023, US News & World Report.