Você sabe qual chá tomar no jejum intermitente?
Um dos métodos aliados do emagrecimento mais comentados dos últimos tempos, o jejum intermitente vem ganhando cada vez mais seguidores. Muitas vezes chamado de dieta, esse estilo de jejuar é, na verdade, uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e a saúde em geral.
Quem é fã da metodologia sabe que durante o jejum é permitido o consumo de chá, contanto que seja sem açúcar ou adoçante, assim como água e café (também sem ser adoçado).
Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação.
Assim, o chá funciona como um aliado da prática. Algumas pessoas, inclusive, afirmam que a bebida suprime o apetite, facilitando a permanência no jejum a longo prazo. Mas, será que existe um chá melhor que o outro nesse período? Se sim, qual chá tomar no jejum intermitente?
Qual chá tomar no jejum intermitente?
Segundo a nutricionista Vanessa Losano, todos os chás são igualmente benéficos durante o estado de jejum. O que varia, então, é o desejo de quem está consumindo a bebida.
Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios
Com isso, quem pretende se acalmar durante o período do jejum pode apostar em um chá com propriedades relaxantes, como o de camomila. Já se o objetivo for conseguir mais energia, hortelã ou mate são os mais indicados.
Por que o chá é liberado?
Uma xícara de chá de camomila, por exemplo, contém cerca de duas calorias e quantidades muito pequenas de proteínas, gorduras e minerais. Portanto, os nutrientes presentes em uma ou duas xícaras da bebida não são suficientes para iniciar uma mudança metabólica significativa que interromperia o estado de jejum.
Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas