Como proteger a casa da poluição do ar
A poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde, sendo contabilizadas sete milhões de mortes anualmente em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Mas como proteger a casa da poluição?
Segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, a poluição atmosférica se dá quando substâncias nocivas passam a fazer parte da constituição do ar. Podem ser partículas naturais, como o polem e fuligem, ou de ações dos seres humanos, como gases, pesticidas e partículas provenientes de queima de combustível.
“Essas substâncias podem agredir a mucosa e provocar reações inflamatórias às vezes agudas, requerendo idas ao pronto-socorro, e muitas vezes crônicas, levando ou piorando doenças como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), diabetes, rinite e asma”, explica.
Dicas para proteger a casa da poluição
As impurezas do ar estão por toda parte, inclusive dentro de casa. Mas a boa notícia é que adotar algumas medidas simples pode melhorar a qualidade em ambientes internos.
Leia mais: Como lavar e desinfetar as pias de casa: 4 dicas baratas
Melhore a ventilação dos ambientes
Respirar ar fresco não somente é possível como é fundamental. A qualidade do ar influencia diretamente na nossa saúde e bem-estar, por isso manter o lar bem arejado no dia a dia é essencial.
Permita que a casa esteja sempre arejada, abra portas e janelas para aumentar a circulação e renovação do ar nos cômodos. Isso faz com que as bactérias saiam do ambiente, diminuindo os riscos de contaminação. Além disso, quanto mais abertas as suas janelas, maior é a entrada de luz no local, evitando a proliferação de mofo.
Evite o acúmulo de poeira
“Cuidados como a limpeza rotineira do ar-condicionado evitam ambientes internos poluídos”, ressalta o pneumologista.
Tapetes, almofadas e sofá devem ser aspirados com frequência. As superfícies podem ser limpas com um pano úmido, de preferência com produtos naturais. Isso porque, a maioria dos produtos de limpeza contém substâncias químicas prejudiciais à saúde.
Se a casa for habitada por alguém com dificuldade respiratória as medidas devem ser ainda mais extremas. “Os asmáticos, por exemplo, são pacientes com crises de tosse, chiado no peito e falta de ar provocadas principalmente por estímulos inalatórios, como alterações na umidade do ar, presença de fumaça de cigarro, polem, ozônio, material particulado, entre outros.”
Proíba o fumo dentro de casa
“Fumar polui o ambiente interno e deveria ser considerado inaceitável pelo mal que causa a todos que vivem e trabalham neste ambiente”, pondera o especialista Ciro Kirchenchtejn.
Para proteger a casa da poluição, tenha plantas em casa
Além de decorar a casa, as plantas são opções econômicas para quem quer respirar melhor. Elas agem como um filtro natural capaz de melhorar o ar que respiramos. No entanto, pessoas alérgicas devem evitar ou analisar essa opção com um médico.
De acordo com o pneumologista Kirchenchtejn, para combater a poluição, além de promover ambientes domiciliares e profissionais mais limpos, também é necessário combater a poluição urbana e rural e não deixar de prevenir e tratar sintomas respiratórios com ajuda de um profissional da saúde.
Leia mais: Plantas em casa: guia completo de quais ter e como cultivar
Fonte: Dr. Ciro Kirchenchtejn, mestre em Pneumologia pela EPM-UNIFESP e membro do grupo docente da disciplina de Pneumologia e Medicina Preventiva da UNIFESP.