Própolis: Conheça o aliado da imunidade
Você já deve ter ouvido falar do própolis e de seus benefícios para a saúde. Mas, vale saber também que ele é um excelente aliado da imunidade, visto que ajuda a fortalecer e potencializar a ação do sistema imunológico. Por isso, com os surtos de gripe e o aumento de casos de coronavírus causados pela variante Ômicrom, a população está, cada vez mais, buscando fortalecer a imunidade. Dessa forma, o própolis pode atuar como um grande aliado.
De acordo com a Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora, a maioria das pessoas desconhecem os benefícios terapêuticos que o extrato de própolis oferece.
Segundo ela, o alimento possui ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Muito empregado por civilizações desde a antiguidade, era utilizado em produtos apícolas como valiosos recursos terapêuticos em suas práticas medicinais. O termo “própolis” pode ser dividido da seguinte forma: “pro” significa em favor e “polis”, “cidade das abelhas”. Em outras palavras, a palavra quer dizer defesa da colmeia. Confira mais detalhes sobre o própolis!
Própolis: o que é e para que é utilizado
O que é conhecido como extrato de própolis é, assim como o mel, produzido pelas abelhas. Trata-se da mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas Apis Melífera coletam por meio das enzimas salivares. Basicamente, a finalidade dessa mistura é vedar todas as frestas da colmeia. Além disso, o própolis é utilizado como proteção, já que isola o ambiente em que as abelhas operárias vivem, também possibilitando manter a temperatura ideal no local. Por fim, o própolis também auxilia no reparo de frestas ou danos e na mumificação de insetos invasores.
Andresa explica que a composição química do própolis difere significativamente de acordo com a região geográfica, “Por se tratar de um produto natural sua composição, varia de acordo com o tipo de vegetação visitada pelas abelhas, estação do ano e condições ambientais existentes próximas à colmeia”. Dessa forma, destacam-se três tipos principais: verde, marrom e vermelha.
Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?
Propriedades do própolis
- Antioxidantes;
- Ação imunomoduladora;
- Ação antibacteriana;
- Vitaminas e minerais.
Benefícios do própolis
Ainda segundo a especialista, um dos efeitos biológicos do própolis é sua propriedade imunomoduladora: “Há estudos que demonstram que o extrato de própolis atua no sistema imunológico em duas frentes, estimulando o sistema de defesa positivamente combatendo possíveis investidas de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, e também exercendo efeito anti-inflamatório.
Esses efeitos ocorrem devido sua complexa composição e variedade química, que envolve a presença de compostos fenólicos, flavonoides, entre outros componentes. Diferente da maioria dos extratos de própolis europeus, os benefícios versão brasileira do alimento ocorrem devido aos compostos fenólicos prenilados, tais como artepelin C, baccharina e drupanina. Descubra outros benefícios:
Fortalece a imunidade
Graças à ação antioxidante e sua abundância de vitaminas, o extrato das abelhas ajuda a fortalecer a imunidade e potencializa a ação protetora do sistema imunológico.
Previne o envelhecimento precoce
Também, é por essa riqueza de antioxidantes que o alimento atua para combater a ação dos radicais livres e, portanto, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo.
Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão
Combate dores e inflamações
Conhecido por seu potencial de amenizar a dor de garganta, o própolis realmente possui ação inflamatória. Por isso, ajuda a combater dores e inflamações desse tipo.
Leia mais: Melhores alimentos para a voz
Fonte: Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.