Problemas de pele em idosos: quais são e como evitá-los?

Beleza Bem-estar
01 de Setembro, 2022
Problemas de pele em idosos: quais são e como evitá-los?

Com o passar dos anos, os problemas de pele em idosos começam a surgir já que, nessa fase da vida. o corpo fica mais vulnerável a lesões e a alterações clínicas.

Prova disso é uma pesquisa norte-americana conduzida por Beauregard, que registrou ao menos uma queixa dermatológica em quatro a cada cinco pessoas com mais de 80 anos.

Apesar de algumas das reclamações não serem tão graves, como é o caso das dermatites e manchas, outros problemas pedem mais atenção, uma vez que podem indicar até mesmo doenças mais sérias, como o câncer. Saiba mais!

Envelhecimento da pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o envelhecimento da pele pode ser dividido de duas formas:

  • Intrínseco

Envelhecimento genético e cronológico, que acontece com o passar dos anos.

  • Extrínseco

Resultado de fatores externos, principalmente da radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol, além de outros fatores como o tabagismo, a profissão, os hábitos nutricionais e a poluição.

Essas alterações fazem com que a pele torne um órgão mais sensível e, consequentemente, mais propício a sofrer com problemas e lesões.

Quais são os problemas de pele mais comuns nos idosos?

De acordo com a estomaterapeuta Pollyanna Carneiro, os primeiros sinais de danos na pele envelhecida podem ser identificados a partir da alteração no corpo, como manchas, hematomas, vermelhidão e assaduras.

Já um estudo realizado em 2006 pela SBD buscou descobrir quais são as principais queixas de pacientes idosos em relação à pele. Para isso, os pesquisadores acompanharam mais de 50 mil consultas com dermatologistas nas cinco regiões do Brasil.

A pesquisa apontou que os problemas mais comuns nos brasileiros com 65 anos ou mais foram:

  • Tumores;
  • Micoses superficiais;
  • Ressecamento ou espessamento da pele;
  • Manchas;
  • Alergias;
  • Psoríase.

Cuidados para evitar problemas de pele nos idosos

Assim como qualquer outro problema de pele, as queixas apresentadas no estudo feito pela SBD precisam de acompanhamento profissional para que sejam tratadas de forma correta e segura.

Mas, além dos cuidados médicos, é possível adotar algumas medidas em casa para evitar os problemas de pele nos idosos. Veja algumas delas:

  • Evite a exposição solar sem proteção

Use barreiras físicas como blusas de mangas compridas, chapéus e óculos de sol para proteger a pele ao ar livre. Além disso, aplique sempre o filtro solar nas partes do corpo que ficam expostas, mesmo que vá ficar em casa.

  • Mantenha a hidratação da pele

Hidrate a pele com creme, loção, gel-creme ou gel depois do banho. Procure produtos que, além de hidratar, ofereçam outros benefícios como prevenir e tratar dermatites, brotoejas e outras infecções comuns na pele do idoso.

Uma sugestão é o Cutisanol Gel, um produto com ação hidratante, antisséptico e que ajuda na cicatrização. O Cutisanol Gel é indicado também para tratar e prevenir assaduras pelo uso de fraldas geriátricas e dermatites. Além disso, ele possui excelente espalhabilidade, seca rápido e tem leve fragância floral.

  • Previna as lesões de pele conhecidas como escaras

Mudar frequentemente a posição do paciente acamado ajuda a evitar este tipo de problema, portanto, o ideal é não ultrapassar duas horas numa mesma posição. Para isso, use as técnicas adequadas indicadas por um profissional para não arrastar o paciente sobre a cama ou a cadeira.

Para prevenir as lesões de pele do idoso acamado, conhecidas como escaras, o Cutisanol Pó é uma opção de prevenção, pois possui ação antisséptica, secativa e ajuda na cicatrização.

Leia também: Dicas de como prevenir as lesões de pele nos idosos

  • Cuide da pele sensível e evite assaduras

As assaduras podem surgir caso a pele da região íntima do idoso não esteja sempre limpa e seca. Portanto, na presença de incontinência urinária ou fecal, é importante evitar a exposição à umidade excessiva com trocas frequentes de fraldas ou absorventes.

O Cutisanol Pó tem propriedades antissépticas, secativas e ajuda na cicatrização. É ideal para uso diário em idosos após a limpeza da pele nas trocas de fraldas, e no dia a dia nas dobras de pele para evitar que ela fique úmida, e possa desenvolver alguma doença de pele devido à presença de microorganismos. Outro benefício adicional do Cutisanol Pó é que ele previne os possíveis odores da transpiração, tanto dos pés, como das axilas.

  • Mantenha o corpo bem nutrido

Manter uma alimentação balanceada e tomar bastante líquido são hábitos que devem ser cultivados por toda a vida. Não é diferente nessa fase. Portanto, dê atenção para o consumo de água e outras bebidas, além de garantir uma dieta saudável para o idoso.

Fonte/referência: Pollyanna Carneiro, estomaterapeuta do Hospital do Servidor Público Estadual; Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.