Prazo de validade de frutas e vegetais: Como saber?

Alimentação Bem-estar
11 de Maio, 2020
Prazo de validade de frutas e vegetais: Como saber?

Para quem segue uma alimentação saudável, compras frutas e vegetais é como caminhar por um país das maravilhas nutritivo. Porém, as compras se tornam um problema quando pensamos no prazo de validade dos alimentos. Assim, ao checar o abacate ou espinafre que ficaram encostados na geladeira, você percebe que eles estão “vencidos”, mesmo sem serem vendidos com uma determinação da data em que, teoricamente, expiram. 

Frutas, legumes e verduras não vêm com prazo de validade. Mas seria útil saber quando exatamente os produtos ficam ruins. Dessa forma, você pode planejar sua cozinha de acordo com isso. Não é regra, mas existe sim uma aparência padrão que as frutas e vegetais apresentam quando estão estragadas. 

Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?

Prazo de validade: o visual diz muito

A melhor maneira de descobrir se o prazo de validade do alimento é observando sua feição e suas características exteriores. Veja dicas: 

  • Abacates ainda são bons quando estão moles. Mas se eles ficarem  pretos precisam ir para a lixeira. 
  • Quando se trata de folhas verdes como alface, almeirão, agrião e rúcula, elas ainda estão boas se estiverem caídas, mas, se estão com um aspecto úmido ou viscoso, jogue-as fora. 
  • O mesmo vale para os pepinos: se eles são macios, tudo bem, mas se estiver molhado e mole não é bom para consumir. 
  • A casca de um abacaxi estragado que ainda não foi cortado começará a exibir suaves manchas marrons, que deixam uma marca na fruta quando pressionadas com pouca força. A polpa do abacaxi adquirirá uma textura amolecida. 
  • Para o tomate, a regra é simples: se ele ficar enrugado ainda pode ser ingerido. Porém, quando as rugas começam a abrir, é hora de descartar o alimento. 
  • Todas as frutas vermelhas, como morango e framboesa, se comportam da mesma maneira. Primeiro, elas ficam murchinhas, e apesar de não serem tão bonitas nessa fase ainda estão comestíveis. Mas, fique atento: ao surgir o menor sinal de mofo é sinal de que precisa ir para o lixo. 
  • Se a banana ficar marrom não quer dizer que estragou e ainda pode ser consumida. Já quando a fruta está pegajosa significa que chegou ao seu “fim”. 
  • Gosta de pêssegos? Eles ainda são suculentos quando aparentarem uma casca “machucada”. Já se criar furos e manchas escuras não estão mais próprios para o consumo.
  • Couve, espinafre e salsão amarelados ainda podem fazer parte de saladas e sucos verdes. Porém, ao exibir uma aparência frágil e encharcada em suas folhas significa que devem ser descartados. 

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva