Postura gamer: 8 dicas para evitar dor nas costas ao jogar

Bem-estar Movimento Saúde
27 de Junho, 2023
Postura gamer: 8 dicas para evitar dor nas costas ao jogar

Recentemente, um streamer e gamer canadense viralizou após descobrir uma espécie de “deformação” em seu crânio causada pelo uso excessivo de fone de ouvido com microfone (headset). O acontecimento despertou a curiosidade de muitos, e gerou a pergunta: quais malefícios uma postura gamer (ou seja, ficar horas jogando na mesma posição) pode gerar?

Postura gamer

No caso do streamer, a marca percebida em sua cabeça tende a não ser nada grave, e provavelmente sumirá se ele parar de colocar o acessório (alguns especialistas até afirmam que a “deformação” pode ser o formato natural do seu crânio).

foto de um jovem adulto em seu quarto, com um pedaço da sua cabeça raspada e o olhar de espanto

Foto: reprodução Twitch

A questão é que passar horas jogando na mesma posição pode trazer outros problemas, especialmente para a coluna. “Passar longas horas jogando videogame ou sentado em frente ao computador pode causar problemas de postura e desconforto físico”, alerta o Dr Marco Aurélio S Neves, médico ortopedista e traumatologista.

O problema já virou até questão de saúde pública: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de oito em cada dez pessoas já tiveram (ou terão) dores nas costas — especialmente na região lombar.

Leia também: Dor nas costas? Principais motivos, como prevenir e exercícios!

Postura gamer: como evitar os incômodos?

Muitas vezes, ficar horas na mesma posição é algo inevitável (afinal, muitos passam o dia no escritório ou em casa, trabalhando). Por isso, o Dr elenca algumas dicas que ajudam a evitar o problema!

“Lembrando que essas são dicas gerais e podem variar dependendo das necessidades individuais. Se você tiver algum problema crônico de postura ou dor persistente, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou um médico especializado em ortopedia”, ele indica.

Posição adequada da cadeira

“Certifique-se de ter uma cadeira confortável e ajustável. Deixe os pés apoiados no chão ou em um apoio para os pés, com os joelhos dobrados em um ângulo de 90°. Além disso, mantenha a coluna ereta e use uma almofada para apoiar a curva natural da região lombar.”

Posição do monitor

“Posicione o monitor do computador na altura dos olhos para evitar inclinar constantemente o pescoço para cima ou para baixo. Isso ajudará a evitar tensão no pescoço e nos ombros. Por fim, mantenha o monitor a uma distância confortável para evitar esforçar os olhos.”

Intervalos regulares

“Faça pausas regulares a cada 30 minutos ou uma hora. Levante-se, alongue-se, ande um pouco e faça exercícios simples para relaxar os músculos. Isso ajuda a reduzir a fadiga muscular e melhorar a circulação sanguínea.”

Exercícios de alongamento

“Pratique exercícios de alongamento para aliviar a tensão muscular. Concentre-se em áreas como pescoço, ombros, braços, pulsos e costas. Pesquise por rotinas de alongamento específicas para jogadores ou para pessoas que passam muito tempo sentadas.”

Ergonomia dos periféricos

“Utilize teclado e mouse ergonômicos para reduzir o estresse nas mãos e nos pulsos. Mantenha braços e pulsos alinhados em uma posição neutra ao usá-los. Isso pode ajudar a prevenir lesões por esforço repetitivo.”

Iluminação adequada

“Certifique-se de ter uma iluminação adequada no ambiente. A falta de luz adequada pode causar tensão ocular e postura incorreta. Evite também reflexos na tela do computador.”

Exercícios físicos regulares

“Além dos exercícios de alongamento, é importante praticar atividades físicas regularmente. Fortalecer os músculos do núcleo, fazer exercícios cardiovasculares e trabalhar a flexibilidade ajudará a manter uma boa postura e prevenir problemas relacionados à postura.”

Postura consciente

“Esteja sempre consciente da sua postura enquanto joga ou trabalha no computador. Evite inclinar-se para a frente ou para os lados. Mantenha os ombros relaxados e os músculos abdominais levemente contraídos para sustentar a postura correta.”

Fonte: Dr Marco Aurélio S Neves (@drmarcoaurelio.ortopedia), médico ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

criança com prisão de ventre deitada no sofá com a mão na barriga, sentido dor
Saúde

Prisão de ventre em crianças: sintomas, causas e tratamento

Desconforto abdominal, fezes ressecadas e barriga inchada são alguns dos principais sintomas

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

casal mais velho apaixonado em um jardim
Saúde

Melhora dos escapes de xixi e mais saúde sexual: benefícios da fisioterapia pélvica na menopausa

A fisioterapia pélvica pode ajudar a aliviar alguns sintomas típicos da menopausa