Por quanto tempo devo tomar whey protein?
O whey, suplemento queridinho de quem pratica academia, desempenha um papel importante na recuperação e construção de massa muscular. Segundo o nutricionista Lucas Peralles, a bebida pode ser utilizada no processo de emagrecimento, hipertrofia e para a manutenção da saúde e longevidade como um todo. Com isso, muitas pessoas tendem a se perguntar “por quanto tempo devo tomar whey protein?”. A seguir, veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.
Quando é necessário tomar whey protein?
Embora o suplemento seja amplamente utilizado por pessoas que praticam atividade física, seus benefícios não se restringem a esse público. O whey também pode beneficiar adultos saudáveis e sem alergias (que treinam ou não), idosos, pessoas com deficiência de proteína ou pessoas com comorbidades que resultem em perda de massa muscular. Ou seja, a bebida é democrática e acessível para a maioria das pessoas e ainda conta com versões para alérgicos à proteína do leite.
“O whey protein nada mais é do que a proteína do soro do leite desidratada e saborizada, sendo assim deve ser encarado como mais um alimento e não apenas um suplemento” — aponta o nutricionista.
Dessa forma, a suplementação é indicada quando o paciente não consegue consumir a quantidade proteica necessária para a manutenção de seu físico, seja por falta de apetite ou falta de tempo.
E por quanto tempo tomar whey protein?
Diferente da suplementação de vitaminas, o whey não tem uma prerrogativa de tempo determinado para o uso. Como seu efeito supre necessidades diárias de proteína, a bebida pode fazer parte do dia-a-dia das pessoas, sem oferecer riscos. Contudo, é necessário ter acompanhamento com um nutricionista para entender as necessidades.
“Quando se fala em whey protein, não se fala em quantidade ideal por dia do suplemento em si, e sim em quantidade de proteína útil na alimentação do indivíduo” – aponta Lucas.
Qual a quantidade ideal de consumo de whey protein?
No mercado, existem diversas opções de suplemento com quantidades e tipos diferentes de proteína por dose. Por isso, a avaliação de um nutricionista é imprescindível. “Esse profissional deve levar em consideração a capacidade absortiva proteica de cada indivíduo, assim como a capacidade de síntese e relação com o treinamento”.
Portanto, priorize esse atendimento antes mesmo de começar a suplementação.
Contraindicações
Por ser um suplemento de base proteica, as contraindicações são mínimas e estão relacionadas a dosagem específica. De acordo com o nutricionista, pacientes com insuficiência renal devem ter mais cuidado com a quantidade proteica geral ingerida para evitar complicações.
Por outro lado, pessoas com intolerância à lactose tendem a ter maior dificuldade com a aceitação do whey. Para isso existem as chamadas proteínas hidrolisadas.
Seja qual for o seu objetivo, a nutri pode te ajudar!
Agende uma consulta online com as especialistas da Vitat e tenha orientações e dicas focadas nas suas necessidades. Melhore sua alimentação comendo bem e com prazer!
Veja também:
- Por quanto tempo devo tomar vitamina C?
- Por quanto tempo devo tomar ômega 3?
- Por quanto tempo devo tomar cálcio?
- Por quanto tempo devo tomar ácido fólico na gravidez?
Fonte:
– Lucas Peralles, nutricionista do Instituto Rana Saleh e especialista em Bodybuilding Coach e Nutrição Comportamental.