Pimenta rosa: para que serve e benefícios do tempero
A pimenta rosa é um fruto, mais especificamente, o fruto da árvore aroeira, nativa da América do Sul e também chamada de aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira, coração-de-bugre ou poivre-rose.
Muito usada na culinária, a pimenta rosa é mais suave que demais tipos de pimenta, e seu sabor é levemente adocicado.
Além de render um tempero especial a diversas receitas, ela é também uma excelente fonte de vitaminas (vitamina A, C, E e muitas do complexo B) e antioxidantes.
Leia mais: Quem come pimenta vive mais, diz estudo
Benefícios da pimenta rosa
Fortalece a imunidade e previne doenças
Repleta de antioxidantes, a pimenta rosa é uma grande aliada do sistema imunológico. Dessa forma, promove o fortalecimento da imunidade. Portanto, alivia o processo inflamatório no corpo. Ou seja, como se fosse uma fortaleza, a imunidade – como chamamos o sistema imunológico – é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo.
Protege a saúde da pele
A pimenta é uma opção para o tratamento de lesões na pele, principalmente por combater as bactérias da espécie Staphylococcus aureus. Assim, essa bactérias provocam furúnculos, abscessos e diversas infecções na pele.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Ajuda na perda de peso
Também abundante em fibras, promove a sensação prolongada de saciedade. Por isso, ajuda na perda de peso e na queima de gordura. Assim, suas propriedades também ajudam na melhor regulação do nível de açúcar no sangue. Sendo assim, pode ajudar a prevenir a diabetes de tipo 2. Além disso, a pimenta rosa favorece a digestão, pois funciona como um tônico natural estimulante do estômago.
Como consumir a pimenta rosa
- Temperar carnes e peixes;
- Saladas;
- Sopas e caldos;
- Com legumes;
- Por fim, em omeletes.