Pimenta caiena: A especiaria cheia de benefícios
A pimenta caiena é uma das mais benéficas para a saúde, especialmente para o sistema imunológico e intestinal. É nativa da Guiana Francesa, especificamente da cidade de Caiena. Ainda, pode ser consumida in natura, entretanto, é mais comumente consumida em forma de pó.
O condimento possui capsaicina, substância que dá o sabor ardido para as pimentas e que tem muitos benefícios. Entre eles estão a proteção cardiovascular e o poder de analgésico natural para alívio de dores.
Entre suas ricas propriedades, seu potencial antioxidante e seu poder analgésico devem ser destacados. Além disso, é abundante em vitaminas, especialmente a vitamina A e a C, bem como minerais, a exemplo do potássio.
Benefícios da pimenta caiena
Estimula a libido
Além de fortalecer a imunidade, devido às propriedades antioxidantes, a pimenta também ajuda no estímulo e aumento da libido, ou seja, potencializa o apetite sexual.
Leia mais: Alimentos que impulsionam a libido
Previne a constipação
Promove a melhora da digestão, ou seja, auxilia o funcionamento intestinal. Dessa forma, evita a constipação, previne a sensação de inchaço e facilita o emagrecimento.
Leia também: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino
Promove uma pele saudável
Devido à abundância em vitamina A, essa variedade de pimenta promove a limpeza e boa aparência da pele, de forma que mantém-a com aspecto jovial e livre de espinhas, causadas, entre outros fatores, por toxinas presentes no organismo.
Ação termogênica
Por conter capsaicina, ela aumenta a temperatura corporal. Essa dissipação do calor faz nosso organismo utilizar com mais eficiência a gordura marrom, aumentando assim o gasto calórico.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Ademais, outros benefícios dessa especiaria são:
- Acelera o metabolismo
- Protege a saúde do coração
- Previne alergias
Como consumir a pimenta caiena
Em princípio, a pimenta caiena pode ser consumida como um condimento, temperando diversas receitas, mas pode também ser aproveitada ainda in natura.
Cuidados no consumo
- Deve ser evitada em pacientes de gastrite
- Em excesso, pode causar irritação intestinal