Diabetes pode causar perda de sensibilidade da pele?

Saúde
24 de Março, 2022
Diabetes pode causar perda de sensibilidade da pele?

Dentre as diversas consequências do diabetes está a perda de sensibilidade da pele. A princípio, o grande responsável pela sequela é a glicemia. “As taxas elevadas da glicemia prejudicam a irrigação dos vasos pequenos que nutrem a pele, que se tornam inflamados”, explica Denise Reis Franco, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – (SBEM-SP).

Veja também: Diabetes tipo 1: sintomas, causas e tratamento da doença

Como o diabetes provoca a perda de sensibilidade da pele

Segundo Denise, o comprometimento dos vasos sanguíneos causa diversas consequências para a pele, inclusive para a nutrição do órgão. Principalmente para os nervos, cuja função é dar a sensibilidade, tem seu papel afetado se estiver embebido de glicose, condição chamada neuropatia.

Dessa forma, é reduzida a capacidade de sensibilidade da pele e, com o tempo, o indivíduo pode sentir formigamento, dor até perder a sensibilidade por completo. “Pessoas que têm a glicemia descompensada por muito tempo por falta de controle podem até sofrer lesões na pele sem sentir dor”, alerta. De acordo com a especialista, pés e pernas são as primeiras regiões do corpo que perdem a sensibilidade por causa da neuropatia. No entanto, a complicação também pode afetar outras partes do corpo.

Dicas para evitar a neuropatia

Quem tem diabetes deve manter os pés sempre hidratados e fazer um autoexame para detectar possíveis ferimentos que passaram despercebidos. Além disso, a glicemia descompensada pode causar maior proliferação de fungos na pele, que causa as frieiras e micoses, já que a pele estará mais seca e atrófica.

Em caso de diabetes tipo 1, outra recomendação é alterar a região de aplicação da insulina. Geralmente quem aplica o hormônio todo dia pode criar uma inflamação contínua na pele e uma cicatrização diferente, que impacta a capacidade de absorção adequada da insulina. Logo, o controle glicêmico pode ser prejudicado e causar a descompensação do diabetes.

Fonte: Denise Reis Franco, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (SBEM-SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show