Comer peixe ajuda o cabelo crescer mais rápido: mito ou verdade?
Sabemos que um dos segredos para o cabelo crescer mais rápido é seguir uma rotina de cuidados que ajudem os fios a nascerem firmes e mais saudáveis. Alguns alimentos, contudo, também podem ajudar nesta missão, como é o caso dos peixes.
Isso ocorre porque eles são ricos em silício, um mineral fundamental para o funcionamento saudável do organismo, incluindo para a regeneração da pele e o fortalecimento do cabelo. Saiba mais!
Como o peixe faz o cabelo crescer mais rápido?
Como explica Guilherme Corradi, médico do esporte e especialista em Medicina do Estilo de Vida, o silício presente nos peixes pode contribuir para o cabelo crescer mais rápido e resistente, devido aos benefícios que este mineral oferece aos fios.
“Ele age na estimulação da produção da queratina, elastina e colágeno”, aponta o profissional, se referindo às estruturas mais importantes do fio de cabelo.
Esta informação, inclusive, foi comprovada através de um estudo feito em 2018 por Bianca Andrade Schmidt, aluna de Cosmetologia e Estética da UNIPLAC.
Leia também: Silício orgânico combate o envelhecimento? Conheça os benefícios do mineral
Em suas conclusões, ela ressalta que a presença de silício no bulbo capilar apresenta ação antiqueda, ajudando a prevenir o envelhecimento e a queda dos fios. A presença deste ativo, portanto, estimula o crescimento de cabelos mais espessos e resistentes.
Vale ressaltar que este mineral não está presente apenas nos peixes, mas também em outros alimentos como maçã, laranja e manga, cebola, cenoura e pepino, por exemplo.
Leia também: As melhores vitaminas para o cabelo
Outros alimentos que contribuem para o crescimento do cabelo
É importante lembrar que o crescimento dos fios depende de uma série de fatores que estão diretamente relacionados com hábitos de vida, genética e nutrição.
Manter um cardápio rico e equilibrado, portanto, pode fazer uma grande diferença para a saúde dos cabelos.
Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
De acordo com Corradi, além do silício, outras propriedades têm influência sobre o crescimento do cabelo.
A proteína, por exemplo, tem a função de aumentar a síntese proteica e construção tecidual. Com isso, ela ajuda na reposição da massa capilar, promovendo brilho e maciez.
Neste grupo, entram as carnes, ovos, leite e iogurtes naturais.
Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir os cabelos brancos
Além disso, uma série de fontes de vitaminas e minerais também podem contribuir para esta função. São elas: vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina D, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12), ferro e zinco.
“É importante variar a fontes alimentares o máximo possível, especialmente nas proteínas, legumes, verduras e frutas”, ressalta o profissional.
Fontes: Guilherme Corradi, médico do esporte e especialista em Medicina do Estilo de Vida.
SCHMIDT, B.A. O uso do silício orgânico no tratamento para alopecia. Revista UNIPLAC, v. 6, n. 1, 2018.