Peito de peru é saudável? Saiba mais sobre o alimentos
Durante muito tempo, o peito de peru foi apontado como protagonista de uma alimentação saudável. Além disso, já foi figurinha carimbada no café da manhã e lanche de quem estava tentando emagrecer.
Porém, nos últimos tempos, o alimento foi jogado para escanteio, sendo classificado, inclusive, como um vilão da saúde perda de peso. Mas, será que o peito de peru é saudável?
A verdade sobre o peito de peru
“Apesar de ser magro (possuir baixo teor de gorduras) e light, ele é um alimento embutido. Desse modo, é rico em corantes,conservantes, vários aditivos químicos e sódio, não devendo fazer parte de nossa alimentação habitual”, explica a nutricionista Andreia Friques, especialista em alimentação materno-infantil.
Da mesma maneira, outro vilão presente em abundância no alimento é o sódio. “Para se ter uma ideia, uma porção de duas fatias de peru pode apresentar até 500 mg de sódio, que representa cerca de um terço do valor total recomendado ser ingerido durante todo o dia”. conta a nutricionista.
Segundo a profissional, o sódio é sim um elemento essencial para um bom funcionamento fisiológico. “Entretanto, seu excesso está relacionado a doenças cardiovasculares e sobrecarga renal”, complementa.
Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas.
A má fama foi reforçada até pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Agência Internacional para pesquisa sobre o Câncer (em inglês, IARC), órgão ligado à OMS, publicou um artigo relacionando o consumo de peito de peru e outras carnes processadas ao câncer.
Assim, de acordo com a pesquisa, o consumo diário de 50 g (entre 3 ou 4 fatias) pode aumentar em 18% o risco de enfrentar o câncer colorretal.
Substitutos saudáveis
- Tofu;
- Ricota;
- Cottage;
- Ovos mexidos;
- Hommus;
- Pasta com biomassa de banana verde.
Leia também: Carne está cara? Opções de proteínas para o prato