Pausa durante exercício é essencial para construção muscular
Se você já se revoltou quando o professor da academia pediu uma pausa durante a execução de um movimento, ou seja, segurar a posição no meio do agachamento, saiba que essa prática é essencial para quem quer construir músculos fortes.
Assim, parar na parte mais difícil de um movimento de treinamento de força, também conhecido como “retenção isométrica”, é uma das melhores coisas que você pode fazer em um treino.
Isso porque a isometria exige a ativação total do músculo em que você está trabalhando. Então, quando você faz uma pausa na parte de baixo de um agachamento, por exemplo, está aumentando a resistência muscular. Isso significa que você depende apenas desses músculos ativados para permanecer em pé ou voltar para cima, o que não é tarefa fácil.
Leia também: O treino certo para quem passa o dia inteiro sentado
Dessa forma, o corpo está recrutando mais músculos para fazer essas manobras. Com isso, o recrutamento muscular é muito maior com o aumento do tempo sob tensão com a isometria.
À medida que as fibras musculares do seu espasmo rápido se cansam na pausa, as fibras do espasmo lento são recrutadas para ajudar na estabilidade, o que resulta em seus músculos e neurônios recrutando todos os músculos disponíveis para uma elevação máxima do esforço.
Felizmente, a isometria pode ser incorporada em praticamente qualquer um dos movimentos básicos de treinamento de força, até mesmo aulas de pilates e dança.
Geralmente, a maioria dos exercícios isométricos não precisa de equipamentos, ou, quanto mais, um conjunto de halteres é mais do que suficiente.
Como fazer uma pausa adequada
Comece adicionando dois a três segundos na parte mais difícil dos exercícios de treinamento de força e, em seguida, suba a partir daí. Quem diria que pausar em um treino tinha tanto poder?
Leia também: Exercício isométrico: O que é e quais são os benefícios