Passar lubrificante no cabelo é indicado? Dermatologista explica
Passar lubrificante no cabelo para deixá-lo com o aspecto molhado por mais tempo virou tendência entre algumas celebridades. O penteado da Megan Fox no MTV Video Music Awards 2021 tornou-se assunto comentado nas redes sociais. De acordo com a tiktoker Edely Designs, que conta com 1 milhão de seguidores na plataforma de vídeos, a atriz de 35 anos lançou mão de um lubrificante à base de água. Dessa forma, as mechas de Megan Fox permaneceram onduladas no maior estilo sereia, como se ela tivesse acabado de sair do mar, durante todo o evento. Mas, afinal, passar lubrificante no cabelo é indicado?
Joabe Vidal, cabeleireiro do salão Forbici Knightsbridge, em Londres, confirmou a teoria de Edely: “É verdade que nós, cabeleireiros famosos, usamos lubrificante para criar looks incríveis de cabelo molhado“.
Segundo o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Daniel Cassiano, a tática da modelo norte-americana não é prejudicial aos fios e pode ser adotada sem grandes preocupações. “Não vejo problema em passar lubrificante à base de água na haste do fio. Existem opções melhores no mercado, mas ele teria a função de hidratar a haste”, afirma.
Cuidados
Entretanto, o especialista destaca alguns riscos do uso do lubrificante à base de óleo. “Os lubrificantes de base oleosa devem ser evitados, já que podem dificultar a limpeza dos fios com shampoo e a hidratação com condicionadores”, diz.
Basicamente, o lubrificante à base de água tem poucas chances de causar algum tipo de irritação ou incômodo, justamente por ser hipoalergênico. Por outro lado, o lubrificante oleoso contém derivados de substâncias prejudiciais, além de ter uma consistência mais densa. Por esses motivos, ele não deve ser utilizado no cabelo e costuma ser pouco escolhido pelas mulheres na hora da relação sexual.
Além disso, o dermatologista explica a importância de tomar cuidado ao aplicar produtos no cabelo que não foram realmente produzidos para fins de hidratação dos fios. Dentre as recomendações, ele frisa: “evite o contato do produto no couro cabeludo, já que a oclusão das aberturas foliculares pode causar foliculite”.
Leia também: Hidratar o cabelo em casa dá resultado? Descubra aqui!
Alergias
Por serem hipoalergênicos, os lubrificantes à base de água dificilmente causam reações alérgicas. Entretanto, é sempre importante tomar cuidado com o produto que é aplicado próximo a pele. Quando quiser testar uma receita caseira ou utilizar um produto diferente no cabelo, busque, acima de tudo, se informar e, caso necessário, invista na orientação profissional.
Um dos riscos do uso de algum item que cause irritação é o desenvolvimento de uma dermatite de contato. “Ela pode ser causada pela aplicação de um produto muito próximo à pele”, afirma Daniel.
Tal alergia acontece quando alguma substância sensibiliza a derme, acarretando lesões vermelhas que descamam e coçam. Nesses momentos, é fundamental a consulta com um especialista, como um alergista, que irá identificar a causa e indicará o tratamento adequado.
Além do lubrificante: Produtos no cabelo
Para quem não é muito fã da ideia de passar lubrificante no cabelo e prefere testar outros métodos para deixá-lo como o de Megan Fox, veja algumas opções interessantes:
Fonte: Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia