Folha de ouro na maquiagem, no cabelo e na unha

Beleza Bem-estar
02 de Março, 2022
Folha de ouro na maquiagem, no cabelo e na unha

A folha de ouro é a sensação do momento para quem deseja cuidar da beleza e ostentar muito ouro por aí. Para quem quer ter uma maquiagem, um penteado ou unhas regadas a muito luxo, a folha de ouro parece ser a melhor opção.

Assim, as folhas de ouro são um tipo de folha fina desse elemento químico, de número atômico 79, que corresponde a um metal precioso amarelo brilhante, dúctil e maleável, ou seja, o famoso ouro.

Dessa maneira, esse produto é muito utilizado na decoração de objetos, esculturas, mobiliários, entre outros. No entanto, há alguns anos, esse material passou a fazer parte de um universo totalmente diferente: da beleza. 

É possível encontrar pacotes com folhas de ouro à venda com preços associados ao seu processo de fabricação. Essas folhas são vendidas na cor dourada intensa (23 1/2 quilates), cor dourado-limão (18 1/2 quilates), cor dourado-clara (16 quilates) e cor ouro patente (23 quilates).  

Folha de ouro na maquiagem

A folha de ouro oferece versatilidade para quem deseja usar esse material para ficar ainda mais linda. Conversamos com a artista, maquiadora artística e fotógrafa, Nanda Mach, que nos ensinou como usar folhas de ouro na make. 

Passo a passo

Veja o passo a passo que a maquiadora artística, Nanda Mach, ensina como usar a folha de ouro na maquiagem. 

A dica da maquiadora é usar a folha de ouro com ou sem sombra embaixo. “Se optar por usar sombra, faça sua maquiagem nos olhos como preferir e deixe para aplicar a folha de ouro no final”, aconselha.

Além disso, a artista sugere 3 opções para aplicar a folha de ouro: em toda pálpebra, um delineado ou apenas detalhes laterais como efeito de brilho. “Se jogue na criatividade!”, incentiva. Confira:

  1. Se decidiu fazer a sombra, então depois que finalizá-la é hora de aplicar os pedacinhos da folha de ouro.
  2. Para fixar a folha, você pode usar um fixador de pigmentos ou apenas água. 
  3. Com um pincel ou a ponta do dedo mesmo vá aos poucos molhando o local que quer o efeito (com cuidado, calma e sem arrastar para não tirar a sombra).
  4. Depois vá aplicando pequenos pedacinhos da folha por cima, pressionando a folha para ajudar a grudar melhor. 
  5. Em seguida, pegue o pincel, molhe na água, molhe o local e pegue o pedacinho da folha e fixe pressionando no local com o dedo ou com ajuda do cabo do pincel.
  6. Repita o processo anterior até a área escolhida ficar toda preenchida. 
  7. Pronto!

Cuidados antes e depois com a pele

É preciso ter alguns cuidados com a pele antes e após aplicar a folha de outro. Portanto, veja abaixo quais são:

Antes de aplicar folha de ouro: 

  • Lavar o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele (produtos 2 em 1 que limpam e tonificam, lenços demaquilantes ou água micelar). 
  • Tonificar a pele com um tônico adstringente.
  • Logo após, hidratar com um hidratante específico para o seu tipo de pele.
  • Passar protetor solar, principalmente ao se expor aos raios solares. 
  • Por fim, usar com um Prime.

Após passar a maquiagem com a folha: 

  • Usar um demaquilante para retirar o excesso da maquiagem.
  • Lavar o rosto com sabonete próprio para sua pele.
  • Em seguida, passar um tônico para retirar o que não saiu com a lavagem.
  • Desse modo, hidratar com um creme específico para o seu rosto.

Folha de ouro no cabelo

As folhas de ouro também estão fazendo sucesso ao ser aplicada no cabelo.

A hairstylist Débora Deiros lembra que esse material já fazia um sucesso há muitos anos: “existem relatos que tanto a Elizabeth Taylor quanto a rainha egípcia Cleópatra usavam o metal precioso em seus rituais de belezas na pele, unha e cabelo”, lembra.

Não é à toa que a indústria da beleza enxergou os benefícios da folha de ouro e criou produtos poderosos para a pele e o cabelo. Isso porque, segundo a especialista, o ouro promove espelhamento e hidratação, capaz de reparar os fios de forma instantânea e promover um efeito prolongado.  

Como usar

Além da folha de ouro estar presente em máscaras e produtos para hidratar os cabelos, esse material também pode ser usado em penteados. 

Veja o passo a passo da hairstylist Débora Deiros: 

  1. Separe um pincel de maquiagem pequeno e folha de papel de ouro.
  2. Faça o penteado da sua preferência.
  3. Coloque o papel onde quer criar a arte, de um lado ou na nuca, por exemplo. 
  4. Pegue o pincel e comece a moldar onde deseja criar o efeito luxuoso.
  5. Para aplicar, não é necessário usar nada colante, já que a folha de ouro é uma lâmina muito fina que consegue se adequar aos fios. 

“Portanto, não use cola ou qualquer outro produto colante no cabelo. As folhas de ouro devem ser aplicadas ao cabelo delicadamente com um pincel de maquiagem”, ressalta a hairstylist.

Cuidados antes e depois com o cabelo

A especialista em cabelo recomenda lavar o cabelo antes de usar a folha de ouro, como de costume. Além disso, a hairstylist Débora Deiros recomenda usar shampoo e máscara que possuem ouro em suas composições, capazes de aumentar o brilho e a maciez dos fios. 

Sendo assim, após o uso da folha de ouro para estilizar o penteado, o ideal é lavar o cabelo com shampoo antirresíduo para não ficar nenhum material nos fios.

Leia também: Receitas caseiras para pele: descubra se são prejudiciais

Folha de ouro nas unhas

Para ficar luxuosa das cabeças aos pés (literalmente), a folha de ouro também pode ser utilizada para fazer as unhas das mãos e dos pés brilharem. Conversamos com a Larissa Leite, criadora de conteúdo digital focado em unhas, para nos explicar como usar esse material brilhoso nas decorações das unhas.

A criadora de conteúdo informa que é possível encontrar a folha de ouro em lojas de materiais para unhas ou de arte. “Para usar é preciso aplicar sobre o esmalte seco, comum ou de gel. Além de ter muita paciência para usar a folha de outro por o material ser muito sensível e pode se despedaçar com facilidade”, informa. 

Como usar

Confira o passo a passo para usar folha de ouro nas unhas, de acordo com as instruções da especialista em conteúdo digital sobre decorações de unhas. A seguir:

  1. Aplique uma camada de base nas unhas, que pode ser incolor, fortalecedora ou para crescimento. 
  2. Após a base secar, aplique uma ou duas camadas de esmalte
  3. Espere o esmalte ficar quase seco. Mas não deixe ficar 100% seco se não a folha de ouro não gruda. 
  4. Como a folha vem inteira no potinho, é preciso despedaçá-la com uma tesourinha para ter vários pedacinhos pequenos. Por isso, tenha cuidado por a folha ser muito fina e voar com facilidade. 
  5. Utilize uma pinça ou uma caneta pega strass para pegar os pedaços de folha e colocar uma a uma sobre o esmalte, conforme a escolha da sua decoração.
  6. Aplique os pedacinhos da folha e deslize o dedo sobre elas para ficarem lisinhas na unha. 
  7. Finalize todas as unhas com uma camada de finalizador ou extra brilho. Além disso, você pode aplicar duas camadas de finalizador em cima da folha para não sair com facilidade. 
  8. Faça a limpeza dos borrões com palito fino, algodão e removedor de esmalte. 

Dica valiosa da especialista em unhas: “a melhor maneira de aplicar a folha de ouro nas unhas é usando a famosa ‘unha encapsulada’ com esmaltes de gel. Dessa forma a folha fica totalmente intacta e o prazo de durabilidade é muito superior a uma esmaltação comum”, explica.

Cuidados antes e depois com as unhas 

A dica da criadora de conteúdo de unhas é evitar ao máximo não esfarelar a folha de ouro porque ela é feita de um material delicado e pode sumir com facilidade se não guardar adequadamente no próprio potinho. 

Ademais, o cuidado após aplicar a folha de ouro nas unhas está na finalização. “Se aplicar duas camadas de Top Coat (finalizador) ou extra brilho roxinho pode aumentar a durabilidade nas unhas decoradas”, aconselha.  

Por fim, para remover a decoração com folha de ouro use removedor de esmaltes até não ter mais nenhum resíduo nas unhas. 

Fontes: Nanda Mach, artista, maquiadora artística e fotógrafa; Débora Deiros, Hairstylist; Larissa Leite, criadora de conteúdo digital focado em unhas. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina