Passar cúrcuma nas olheiras tem benefícios?
A cúrcuma (ou açafrão-da-terra), condimento de cor amarela e brilhante, pode ter uma função a mais longe das receitas culinárias. Segundo a cosmetóloga Roseli Siqueira, incluir a cúrcuma na rotina de skincare pode ter benefícios para a pele, em especial para amenizar a coloração escurecida das olheiras.
O condimento tem o poder de iluminar a pele e trazer benefícios por sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, a cúrcuma pode melhorar a circulação sanguínea na região e diminuir a incidência de acne. Confira outras vantagens do açafrão-da-terra para a pele!
Contudo, a especialista alerta que o efeito pode depender da quantidade de condimento e da cor natural da pele, já que o efeito da cúrcuma se assemelha a um corretivo amarelado. Por outro lado, a máscara caseira com o condimento só pode ser aplicada se não houver problemas de pele ativos, como espinhas ou ferimentos.
Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): para que serve, benefícios e como usar a especiaria
Passar cúrcuma nas olheiras: saiba como fazer a máscara caseira
Para fazer uma máscara para a região das olheiras, a cosmetóloga e especialista em produtos naturais aconselha utilizar 1 gota de óleo vegetal com 1 colher de chá de mel. Depois, coloque duas colheres de chá de água morna e misture novamente. Em seguida, adicione 1 colher de chá de cúrcuma e misture bem. Por fim, aplique na olheira dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
Além de usar a cúrcuma, outros truques caseiros ajudam a suavizar a profundidade e coloração arroxeada da pele. São eles:
- Fazer compressa de gelo ou com chá de camomila;
- Fazer massagens na região;
- Manter a hidratação em dia;
Vale ressaltar que, embora a receita caseira traga suavidade à cor das olheiras, a cúrcuma não trata efetivamente o problema. De acordo com a médica dermatologista Geisa Costa, uma pele saudável depende de um estímulo constante e de uma rotina de cuidados.
“Sabe-se que alguns tipos de olheiras são desencadeados pela falta de sono. As maquiagens também ajudam, mas elas não tratam o problema”, alerta. Portanto, vale buscar a fundo a motivação das olheiras para melhorar o seu bem-estar.
Veja também: Tipos de olheiras: Como identificar e tratar cada um
Fontes:
- Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária.
- Dra. Geisa Costa, médica dermatologista e membro da International Society of Dermatology, Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Laser.