Ozonioterapia para emagrecer: É possível ver resultados?
A ozonioterapia é um processo em que é administrado gás de ozônio no corpo para tratar alguns problemas de saúde. Mas, será que dá para usar ozonioterapia para emagrecer? Esse tratamento se dá pela aplicação do ozônio no local desejado, que é mais comumente feita pela injeção intravenosa, intramuscular ou por insuflação retal (pelo cólon). Porém, também é possível fazer a aplicação intradiscal e paravertebral. Sendo assim, o procedimento precisa ser feito por um profissional da saúde especialista.
Em outros casos, ele também pode ser aplicado na forma de vapor sobre a pele, por exemplo, em tratamentos para cicatrizes.
Ozonioterapia para emagrecer: Funciona?
Não existe comprovação científica. Mas, o procedimento tem sido usado como terapia complementar para quem quer emagrecer. Quando a pessoa está acima do peso dizemos que o corpo dela está inflamado. E a ozonioterapia é um método que possui poder anti-inflamatório. Por isso, é associada a um emagrecimento mais otimizado, já que um organismo sem inflamação responde melhor à dieta. Sendo assim, a terapia pode ajudar na eliminação das toxinas, também importante para reduzir os quilos na balança.
Porém, ela é um tratamento que pode auxiliar o processo da perda de peso, mas que não traz resultados sozinha. Por isso, é ideal também seguir uma alimentação que promova o emagrecimento. Além disso, a prática de atividade física é ideal.
Outros benefícios da ozonioterapia – além da ajuda para emagrecer
Ajuda no tratamento da osteoartrose
A ozonioterapia ainda é polêmica quanto a sua eficácia no que diz respeito a algumas doenças. Porém, no caso da osteoartrose, seu efeito positivo tem comprovação. De acordo com um estudo da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a terapia pode ser eficaz para pacientes desse tipo de artrite. Além disso, é uma alternativa de baixo custo.
Leia mais: Melhores alimentos para quem sofre de artrite
Tratamento de ferimentos
Além disso, ela pode ser uma boa ajuda no tratamento de ferimentos na pele. Basicamente, pois ajuda no processo de cicatrização, uma vez que estimula a circulação do sangue, bem como alivia inflamações.
Leia também: Alimentos que ajudam na cicatrização
Combate dores musculares
Ainda, de acordo com um estudo da Universidade de Roma, na Itália, o tratamento também pode ser eficaz no combate de dores musculares de fundo crônico. Mais especificamente, contra as dores da hérnia de disco lombar.
A hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade da coxa, da perna e dos pés. Ela é uma lesão que acontece na região da lombar. Ainda, a técnica promove a melhor oxigenação dos músculos.
Leia mais: Dor nas costas? Como reverter cuidando de um músculo pouco conhecido
Além disso, o tratamento pode ajudar a fortalecer a imunidade, bem como no tratamento de problemas respiratórios e mais.
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da ozonioterapia para emagrecer
Se a dosagem for mal calculada, os glóbulos vermelhos podem sofrer danos. Além disso, também é possível que o ozônio irrite o pulmão e a garganta. Sendo assim, a terapia poderia causar tosse e falta de ar.
Não só, a ozonioterapia não é uma boa ideia para grávidas, para pacientes de problemas do coração com risco de infarto, para quem sofre de hipertireodismo ou de problemas de coagulação.