Ozempic afeta o desempenho nos treinos? Médica responde

Bem-estar Movimento Saúde
13 de Junho, 2023
Ozempic afeta o desempenho nos treinos? Médica responde

Muito se fala sobre os possíveis efeitos colaterais do Ozempic. Há quem experimente sintomas como enjoo e mal-estar, mas será que o Ozempic também afeta o desempenho nos treinos? Fomos consultar uma especialista:

O que é o Ozempic?

Primeiramente, vamos entender melhor como o remédio funciona. A semaglutida (nome científico da molécula) age de forma análoga (isto é, idêntica) ao GLP-1, um hormônio produzido no intestino.

“Ele, por sua vez, atua no hipotálamo, o centro da fome e da saciedade. Além disso, tem efeitos no gasto calórico basal, na glicose sanguínea e na gordura marrom”, explica a médica endocrinologista Dra Elaine Dias.

Dessa forma, o medicamento ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, diminui o apetite e retarda a digestão, fazendo com que o estômago esvazie lentamente. É por isso que ele é tão usado no tratamento do diabetes tipo 2 e no manejo da obesidade (esta última de forma off label, ou seja, que não consta na bula).

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o Ozempic

Mas afinal, Ozempic afeta o desempenho nos treinos?

De acordo com a profissional, não existem evidências científicas apontando que a semaglutida possa piorar diretamente a performance em atividades físicas.

O que acontece, em alguns casos mais pontuais, é o aparecimento de sintomas como enjoo, mal-estar e até fadiga depois da aplicação do remédio. Estes sim podem prejudicar a realização de exercícios, mas é possível diminuí-los com alguns cuidados, indica a médica:

  • Beber bastante água antes, durante e depois do treino — para reduzir o enjoo, dê preferência ao líquido gelado;
  • Opte por comidas mais leves e evite frituras. Como a semaglutida diminui o esvaziamento gástrico, alimentos “pesados” podem causar náuseas e até vômito;
  • Priorize carboidratos antes de malhar (em algumas situações, há a indicação de apostar em um gel de carboidrato durante o exercício, mas isso deve ser conversado com um médico ou nutricionista antes).

“Se o paciente emagrece com o tratamento correto e mantém o seu índice glicêmico adequado, ele acaba melhorando a performance na atividade física.”

Leia também: O que acontece com o corpo ao suspendermos o Ozempic?

Fonte: Dra Elaine Dias JK, médica endocrinologista e membro ativo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas