Óleo de vegetal x óleo de canola: Qual é melhor para a saúde?

Alimentação Bem-estar
05 de Setembro, 2019
Óleo de vegetal x óleo de canola: Qual é melhor para a saúde?

É difícil decidir quais óleos merecem um lugar na sua despensa. Há tantas opções para escolher: azeite, óleo de coco e até de abacate. Duas versões que você provavelmente já comparou são óleo de canola e óleo vegetal.

Claro, essas duas variedades são à base de plantas e, portanto, opções totalmente veganas para assar, refogar e muito mais. Mas, o que acontece quando você coloca esses dois óleos populares frente a frente?

Qual é a diferença entre óleo de canola e óleo vegetal?

O óleo de canola é na verdade um tipo de óleo vegetal proveniente da planta colza. 

Considerando que, quando você vê “óleo vegetal” em uma etiqueta no supermercado, o conteúdo da garrafa pode variar.  Você pode encontrar uma mistura de diferentes tipos de óleos vegetais, como óleo de girassol e óleo de milho – na verdade, pode até haver um pouco de óleo de canola. Mas, na maioria das vezes, é composto principalmente de óleo de soja.

Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?

Quando você deve usar cada óleo?

A canola tem um sabor neutro e pode ser usada na maioria das receitas de culinária e panificação. É especialmente bom para coisas doces, como bolos e tortas. O óleo de canola também é um ótimo complemento para grelhar, refogar ou fritar, uma vez que possui um ponto de fumaça particularmente alto (a temperatura na qual o óleo começa a se decompor e emitir fumos tóxicos). Se você está aumentando o calor, o óleo de canola é uma aposta segura.

O sabor neutro do óleo vegetal também o torna um ótimo candidato quando você não deseja adicionar sabor do óleo a um prato, como em legumes assados. Dependendo da mistura de óleo vegetal, pode não ser tão bom quanto em fogo alto, portanto, é melhor em temperatura ambiente. 

Ok, mas qual é mais saudável?

Primeiro, confira a tabela nutricional de cada um deles: 

Óleo de canola

Calorias por colher de sopa: 124

Gorduras: 14 g

Gordura saturada: 1 g

Carboidratos: 0 g

Fibra: 0 g

Açúcar: 0 g

Proteína: 0 g

Sódio: 0 g

Óleo de soja

Calorias por colher de sopa: 117

Gorduras: 13,6 g

Gordura saturada: 11 g

Carboidratos: 0 g

Fibra: 0 g

Açúcar: 0 g

Proteína: 0 g

Sódio: 0 g

À primeira vista, as informações nutricionais são muito semelhantes. No entanto, o óleo de canola é mais alto em gorduras monoinsaturadas e ômega-3 do que o óleo vegetal padrão. Ambas as gorduras são consideradas “boas” e estão relacionadas a uma série de benefícios, incluindo prevenção do câncer e desenvolvimento cognitivo.

E embora uma mistura de óleo vegetal possa variar, ela tende a conter significativamente mais gordura saturada que a canola. E, em altas doses, esse tipo de gordura tem sido associado a doenças cardiovasculares. Além disso, muitos óleos vegetais encontrados em produtos comerciais são hidrogenados para prolongar a vida útil e contêm gorduras trans prejudiciais. 

Como o óleo de canola é mais baixo em gorduras saturadas e tende a ser mais alto em gordura monoinsaturada do que a maioria dos outros óleos vegetais, ele é considerado uma opção mais saudável.

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Leia o rótulo antes de comprar qualquer óleo

Independentemente do óleo que você escolher, verifique primeiro o rótulo nutricional. Escolha aqueles que tenham menos de quatro gramas de gordura saturada por colher de sopa.

E se você estiver procurando por óleo vegetal, verifique a lista de ingredientes e evite garrafas que contenham óleos parcialmente hidrogenados. Ao comprar uma mistura de vegetais, procure os óleos de canola, açafrão, girassol e soja, com menor teor de gordura saturada. E evite misturas que contenham óleo de palma ou de palmiste.

As variedades mais saudáveis ​​de óleos vegetais são azeites extra virgens e abacate, então opte por eles sempre que puder. O azeite extra virgem tem inúmeras vantagens sobre os óleos vegetais mais consumidos no Brasil. Mas como o seu custo é mais elevado, ele é muitas vezes esquecido nas prateleiras ou utilizado só como tempero para saladas.  

O azeite é rico em ômega 9, uma gordura monoinsaturada, protetora do cérebro e do coração, antiinflamatória e que ainda auxilia na modulação do nosso sistema imunológico. Além disso, leva mais tempo para virar uma gordura prejudicial quando é aquecida. 

Leia também: Carboidratos: o que é, melhores alimentos e quanto consumir

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva