Óleo de prímula: O que é e benefícios
O óleo de prímula se tornou popular entre as mulheres, especialmente aquelas que sofrem com a TPM e seus efeitos colaterais. Esse óleo é extraído da flor que o nomeia, a prímula (Primrose, em Inglês), originária da América do Norte.
Tradicionalmente, a flor é usada para tratar machucados diversos, hemorroidas, problemas digestivos e na garganta.
O potencial medicinal dessa flor vem principalmente do ácido gamalinolênico (GLA) contido em sua composição. Esse é um ômega-6, um ácido graxo encontrado em plantas.
Benefícios do óleo de prímula para a pele
Previne a acne
O ácido graxo contido na prímula é ótimo no combate da acne, pois reduz as inflamações na pele e diminui o número de células causadoras de lesões. Além disso, é ótimo para hidratar a pele.
Combate mesmo os sintomas da TPM?
Em princípio, estudos mais antigos suportam o argumento de que sim. Entretanto, estudos mais recentes combatem essa ideia.
Isto é, acreditava-se que o óleo de prímula tinha os seguintes efeitos no controle hormonal:
Leia também: Mulheres sofrem mais de ansiedade do que os homens
Eventualmente, há crença de que ele detinha esses efeitos foi desvalorizada. Não só, também se acreditava que o óleo poderia reduzir dores no seios sofridas por mulheres no período pré-menstrual.
Leia mais: Como a TPM afeta a fome
Cuidados com o óleo de prímula
Profissionais de medicina, especialmente ginecologistas, alertam para o fato de não haver real comprovação científica para o potencial medicinal do óleo. Assim, não há evidências reais que comprovem os possíveis benefícios do óleo para mulheres que sofrem com a TPM.
Ademais, é preciso ressaltar que os sintomas da TPM (e da menopausa) não podem ser desprezados ou minimizados – eles podem e devem ser combatidos. Nesse sentido, um tratamento eficaz deve ser formulado.
Por isso, os especialistas alertam e ressaltam o quão importante é buscar tratamento e acompanhamento médico, caso os sintomas permaneçam ou se agravem.
Certamente, o corpo e o organismo de cada mulher são únicos e diferentes. Portanto, faz-se necessário procurar um tratamento ideal de acordo com a sua individualidade.
Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM