Óleo de monoi: Propriedades, benefícios e como usar
O óleo de monoi é ainda desconhecido por muitas pessoas, mas seus benefícios para a beleza da pele e do cabelo devem mudar isso em breve. Extraído das pétalas da gardênia do Tahiti, é muito utilizado em infusões.
Natural da Polinésia Francesa, a flor que origina o óleo tem sido usada há muitos anos, principalmente para hidratar a pele e os cabelos. Surpreendentemente, esse óleo é extremamente similar ao óleo de coco, ou seja, possui propriedades antibacterianas e altamente gordurosas (ricas em gordura boa).
Benefícios do óleo de monoi
Pele hidratada
Seu uso mais comum e seu maior benefício estão ligados à aparência da pele. Nesse sentido, é ótimo para o tratamento de acne, celulite e foliculite, uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos e pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus.
Leia também: Quer melhorar a pele? Exclua esses três alimentos da dieta
Cabelos saudáveis
Assim como o óleo de coco, é um excelente tratamento natural para a saúde e aparência dos cabelos. Dessa forma, quando aplicado sobre a raiz pode ajudar a prevenir a perda de proteínas do cabelo, nutrindo pré e pós lavagem. Ainda, ajuda no crescimento e a diminuir as pontas duplas e o frizz.
Leia mais: As melhores vitaminas para o cabelo
Poder relaxante
Não só, pode ser utilizado para fins terapêuticos, como em massagens e na aromaterapia.
Como usar o óleo de monoi
Versátil, o óleo pode ser utilizado de diversas maneiras, como:
- Massagens corporais;
- Shampoo e condicionador;
- Óleo para cutícula;
- Creme hidratante para cabelo e pele.