Óleo de jojoba para os cabelos: conheça os benefícios e como usar

Beleza Bem-estar
25 de Março, 2022
Óleo de jojoba para os cabelos: conheça os benefícios e como usar

O óleo de jojoba, assim como tantos outros óleos vegetais, acabou se tornando um aliado dos cuidados com os cabelos de muitas pessoas.

Extraído de uma planta nativa dos desertos de Mojave e Sonora, no Arizona, Califórnia e México, ele começou a se popularizar por também ser uma opção natural cheia de propriedades benéficas e que oferece efeitos poderosos para a saúde dos fios.

Benefícios do óleo de jojoba para os cabelos

De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, do Rio de Janeiro, o óleo de jojoba é capaz de hidratar e estimular o crescimento capilar.

“Este óleo é rico em vitaminas A, B e E, além de minerais como cobre, zinco e ácidos mirísticos”, aponta.

Leia também: Benefícios do óleo de jojoba para a pele

Contudo, são as ceramidas – presentes em 96% de sua composição –, que oferecem os maiores benefícios para os fios.

“Por conta do alto poder nutritivo e emoliente das ceramidas, o óleo acaba se tornando um deleite para os cabelos, especialmente os ressecados e quebradiços”, ela explica.

Além disso, a jojoba também tem efeito antioxidante, que protege o couro cabeludo de disfunções inflamatórias e irritações. Com isso, ela se torna uma grande aliada dos tratamentos contra caspas, sendo muito eficiente para o cronograma capilar.

Por fim, o produto ainda é indicado para conter a oleosidade na fibra capilar.

Leia também: 7 hábitos que aumentam a oleosidade dos fios

“Por ser composto de ésteres de cera, o óleo acaba sendo semelhante ao sebo produzido pela pele humana. Assim, ele tem a capacidade de regular a produção deste sebo, equilibrando a quantidade para que não haja excesso.”

Este benefício, por sua vez, ainda ajuda a desobstruir os poros, auxiliando no crescimento dos fios.

“Resíduos de cosméticos no couro cabeludo, como cremes, máscaras e condicionadores, dificultam a troca de células. Com isso, o sebo fica encravado, causando o endurecimento dos folículos e impedindo o crescimento do cabelo. O óleo de jojoba, portanto, ajuda os fios a crescerem porque dissolve estes sebos e oxigena o couro cabeludo, que poderá produzir novas células para que o cabelo cresça com mais força e rapidez”, esclarece Viviane.

Como usar o óleo

Segundo a tricologista explicou anteriormente, o óleo de jojoba é um ótimo umectante para a dissolução dos sebos.

Para adicioná-lo em sua rotina de cuidados com o cabelo, ela indica a aplicação do produto na sua forma pura diretamente no couro cabeludo, em uma quantidade aproximada de 5 ml.

Depois, deve-se realizar uma massagem para facilitar a absorção e deixar agir por cerca de 20 minutos antes de lavar a cabeça normalmente. Esta técnica pode ser feita até duas vezes por semana.

Leia também: Hidratação com amido de milho para os cabelos: funciona?

“Quem possui cabelo oleoso deve evitar o uso de óleos nos fios, pois existe o receio de deixar as madeixas sujas e pesadas”, ela ressalta.

Para potencializar ainda mais os resultados, Viviane indica misturar o óleo de jojoba a outros óleos essenciais.

“Adicionar uma gota de alecrim é excelente, tal como hortelã e pimenta para promover brilho e eliminação do frizz. Já para hidratar, pode usar o laranja doce e, para inflamações, a lavanda”, finaliza.

Fonte: Viviane Coutinho, tricologista do Rio de Janeiro.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões