O que fazer para comer à noite? Ideias de receitas rápidas
Depois de um dia cansativo, a última coisa que queremos é passar horas na cozinha e deixar uma pilha de louças para o dia seguinte. Entretanto, algumas pessoas sentem muita fome no período da noite e, assim, atacam a geladeira ou recorrem ao delivery. Nesse momento, elas acabam por se render a comidas não tão saudáveis. A nutricionista Alice Paiva esclarece os motivos pelos quais a fome noturna surge e mostra, ainda, que é possível preparar uma refeição balanceada e prática quando tal vontade aparecer. Por isso, saiba o que fazer para comer à noite rápido.
De acordo com a especialista, sentir muita fome à noite é um efeito colateral de alguns hábitos adotados durante o dia. “Existem fatores que podem potencializar a fome noturna. Normalmente estão relacionados à baixa hidratação, à baixa ingestão de fibras e proteínas ao longo do dia, e ao espaçamento muito longo entre uma refeição e outra”, afirma.
A pouca ingestão de água é uma das causas mais comuns da fome noturna. Isso porque a desidratação faz com que o corpo demonstre tal condição com alguns sinais, mas, muitas vezes, eles são confundidos com a sensação de fome. Além disso, a deficiência de alguns nutrientes também ocasiona uma vontade de comer disfuncional.
“A falta de uma quantidade de fibras e proteínas ao longo do dia faz com que a saciedade seja muito baixa, dessa forma potencializando e proporcionando compulsões alimentares, principalmente no período noturno”, completa.
Como diminuir a fome noturna?
Acima de tudo, é importante observar os comportamentos alimentares da sua rotina. Em um primeiro momento, a fome noturna pode parecer inofensiva. Entretanto, a condição influencia no alto consumo de calorias em um período curto de digestão. Além disso, comer demais na parte da noite é bastante prejudicial para a qualidade do sono. “Pode estimular a pessoa a ter mais pesadelos, acordar de madrugada com enjoos ou despertar na manhã seguinte com azia e refluxo”, explica Alice.
A profissional cita alguns pontos essenciais para uma melhora dessa sensação de fome à noite. Por exemplo:
- Consumir pelo menos 2l de água até às 18h.
- Consumir grãos integrais como aveia, frutas, legumes, chia e linhaça;
- Não pular refeições.
A partir da adoção de tais hábitos, a fome noturna tende a diminuir, uma vez que o sentimento de saciedade se estabiliza.
Leia também: Jantar prático e rápido: ideias de receitas com apenas uma panela!
O que fazer para comer à noite rápido?
À noite, é interessante investir em preparações mais leves e que são, consequentemente, mais rápidas de serem feitas. Afinal, depois de seguir as orientações acerca da quantidade de água e fibras durante o dia, é difícil que a fome esteja tão presente antes de dormir. Confira algumas receitas que você pode incluir no seu cardápio:
- Sopas;
- Legumes assados ou cozidos;
- Omeletes;
- Grelhados;
- Quinoa;
- Inhame;
- Arroz negro ou 7 grãos;
- Mandioca;
- Batata-doce;
- Peixe (salmão ou tilápia, por exemplo).
Por outro lado, o consumo de alguns alimentos deve ser evitado no período da noite. De acordo com a nutricionista: “Não se deve consumir embutidos, itens ricos em gorduras saturadas, carne vermelha, feijão, grão-de-bico e ervilha, pois são fontes de frutooligossacarídeos que podem causar má digestão ou gases. Farinha branca, lasanhas e alguns pães também não”.
Fonte: Alice Paiva, nutricionista e pós-graduada em nutrição esportiva funcional.