O que é colesterol, qual a sua importância e cuidados
Se fizessem a seguinte pergunta a você: “o que é colesterol?”, você conseguiria responder? Pois pouca gente sabe que a maior parte dele é produzida naturalmente pelo nosso organismo e tem um papel fundamental para a digestão, por exemplo. Contudo, precisamos estar com os exames em dia para saber se os níveis dessa substância não passaram dos limites.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias bate um papo com a endocrinologista Tassiane Alvarenga e a nutricionista Sophie Deram, que esclarecem todas as dúvidas a respeito do tema. Então, não perca!
Conheça as convidadas
Tassiane Alvarenga é médica especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) desde 2014.
Sophie Deram é PhD, doutora pela USP, engenheira agrônoma, nutricionista, pesquisadora em comportamento alimentar, influenciadora e palestrante. Além disso, é autora dos livros best-sellers “O peso das dietas” e “Os 7 pilares da saúde alimentar”.
O que é colesterol e por que ele é tão importante?
Trata-se de um composto químico gorduroso presente em todas as nossas células. Ele desempenha funções vitais no nosso corpo: nos fornece energia e é uma importante matéria-prima para a formação de hormônios.
“Muita gente acha que a maior parte do nosso colesterol vem da alimentação. Mas, na verdade, ele é produzido pelo corpo”, começa a médica endocrinologista.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os tipos de colesterol — tanto o “ruim”, como o “bom”.
Tassiane explica que costuma-se utilizar o termo “ruim” para o LDL. Isso porque quando em excesso no sangue, pode “grudar” na parede dos nossos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e chegando até a entupi-los (gerando, assim, consequências como infarto e AVC).
Por outro lado, o colesterol “bom” é o HDL. “Eu brinco que ele funciona como um lixeiro. Ele passa limpando os vasos”, afirma a médica.
Leia também: Dieta Pritikin é rica em carboidratos e exclui alimentos gordurosos
Qual é o papel da alimentação nos níveis de colesterol?
As duas profissionais destacam que, por muito tempo, a ciência procurou encontrar alimentos “culpados” pelo desequilíbrio das taxas de colesterol — o ovo, por exemplo, foi alvo de críticas e discussões durante anos.
Contudo, hoje os pesquisadores já sabem que, mais importante do que cortar ou diminuir certos itens, é aumentar a ingestão de alimentos mais saudáveis, que são capazes de ajudar o corpo a nivelar corretamente nosso colesterol.
Sophie Deram destaca o papel das fibras presentes nos vegetais. “Elas auxiliam, dentro do intestino, a captar o excesso de gordura. Ademais, promovem uma reorganização do fígado.”
Mas é claro que outros hábitos também são essenciais, como a prática regular de exercícios físicos, o controle do estresse, o sono em dia e a hidratação.
Quer saber mais? Então, assista ao episódio completo!
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.