Nutrientes: conheça a importância e sabia quando suplementar

Alimentação Bem-estar
08 de Fevereiro, 2023
Nutrientes: conheça a importância e sabia quando suplementar

Quando você pensa em nutrientes, o que lhe vem à cabeça? Talvez vitaminas, minerais, fibras, proteínas… São tantas as palavras que ouvimos no dia a dia, não é mesmo? Não é fácil dar conta de todas elas.

Mas, calma. Não precisa se desesperar: neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias conversa com a endocrinologista Paula Pires sobre os nutrientes que colocam nosso corpo em ação! Confira:

Conheça a especialista

nutrientes

Paula Pires é médica endocrinologista e clínica geral que atende as mais diversas faixas etárias, sempre com uma visão global do funcionamento do corpo humano.

O que são nutrientes?

Nutrientes nada mais são do que substâncias encontradas nos alimentos e essenciais para diversos processos que acontecem no organismo. Sem eles, a vida humana não seria possível.

Você já deve ter percebido que eles costumam ser divididos em dois principais tipos:

  • Macronutrientes: aqueles que o nosso corpo precisa em maior quantidade, ou seja, proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras);
  • Micronutrientes: aqueles necessários em pequenas doses — vitaminas e minerais.

É sempre bom lembrar, no entanto, que independentemente de o nutriente ser macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação, uma vez que a deficiência de qualquer um deles pode gerar consequências nada legais para a nossa saúde.

Quais os nutrientes mais importantes para o corpo?

A resposta, você já deve saber: todos eles! Contudo, durante a conversa com Cris Dias, a endocrinologista cita e explica melhor sobre o funcionamento de alguns:

  • Vitamina B12: encontrada principalmente em alimentos de origem animal e frutos do mar, sua deficiência pode gerar falta de memória, lentidão, formigamento e cãibras;
  • Ferro: sua falta é mais comum em mulheres jovens que possuem um fluxo menstrual mais intenso. Ela pode causar queda de cabelo e unhas fracas;
  • Vitamina D: encontra-se baixa na maioria da população. Isso porque ela é obtida por meio da exposição solar e pode ser prejudicada pelo sobrepeso ou pela obesidade.

Leia também: Afinal, como montar uma marmita vegana saudável e completa?

Quando suplementar os nutrientes?

A médica fala que a suplementação de nutrientes (tanto micro quanto macro) tornou-se comum atualmente — inclusive, muitas pessoas consomem esses produtos por conta própria, sem a indicação de um especialista, pensando ser essa uma ótima forma de cuidar da saúde.

Contudo, Paula Pires explica que não é bem assim que funciona. “Isso não é recomendado. Primeiro porque nem todo mundo precisa de suplementação — se você come bem e possui uma alimentação variada, na maioria das vezes já tem todos os nutrientes que precisa.”

Além disso, exagerar nas doses por períodos prolongados também pode prejudicar o corpo. O excesso de algumas vitaminas, por exemplo, pode gerar cálculo renal (pedras nos rins) e intoxicação.

Sendo assim, se você desconfia de alguma deficiência nutricional, ou sente que a dieta está muito monótona, procure um médico ou nutricionista. O profissional poderá solicitar os exames necessários para o diagnóstico correto, bem como indicar o melhor tratamento para você.

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva