Nutrientes: conheça a importância e sabia quando suplementar
Quando você pensa em nutrientes, o que lhe vem à cabeça? Talvez vitaminas, minerais, fibras, proteínas… São tantas as palavras que ouvimos no dia a dia, não é mesmo? Não é fácil dar conta de todas elas.
Mas, calma. Não precisa se desesperar: neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias conversa com a endocrinologista Paula Pires sobre os nutrientes que colocam nosso corpo em ação! Confira:
Conheça a especialista
Paula Pires é médica endocrinologista e clínica geral que atende as mais diversas faixas etárias, sempre com uma visão global do funcionamento do corpo humano.
O que são nutrientes?
Nutrientes nada mais são do que substâncias encontradas nos alimentos e essenciais para diversos processos que acontecem no organismo. Sem eles, a vida humana não seria possível.
Você já deve ter percebido que eles costumam ser divididos em dois principais tipos:
- Macronutrientes: aqueles que o nosso corpo precisa em maior quantidade, ou seja, proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras);
- Micronutrientes: aqueles necessários em pequenas doses — vitaminas e minerais.
É sempre bom lembrar, no entanto, que independentemente de o nutriente ser macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação, uma vez que a deficiência de qualquer um deles pode gerar consequências nada legais para a nossa saúde.
Quais os nutrientes mais importantes para o corpo?
A resposta, você já deve saber: todos eles! Contudo, durante a conversa com Cris Dias, a endocrinologista cita e explica melhor sobre o funcionamento de alguns:
- Vitamina B12: encontrada principalmente em alimentos de origem animal e frutos do mar, sua deficiência pode gerar falta de memória, lentidão, formigamento e cãibras;
- Ferro: sua falta é mais comum em mulheres jovens que possuem um fluxo menstrual mais intenso. Ela pode causar queda de cabelo e unhas fracas;
- Vitamina D: encontra-se baixa na maioria da população. Isso porque ela é obtida por meio da exposição solar e pode ser prejudicada pelo sobrepeso ou pela obesidade.
Leia também: Afinal, como montar uma marmita vegana saudável e completa?
Quando suplementar os nutrientes?
A médica fala que a suplementação de nutrientes (tanto micro quanto macro) tornou-se comum atualmente — inclusive, muitas pessoas consomem esses produtos por conta própria, sem a indicação de um especialista, pensando ser essa uma ótima forma de cuidar da saúde.
Contudo, Paula Pires explica que não é bem assim que funciona. “Isso não é recomendado. Primeiro porque nem todo mundo precisa de suplementação — se você come bem e possui uma alimentação variada, na maioria das vezes já tem todos os nutrientes que precisa.”
Além disso, exagerar nas doses por períodos prolongados também pode prejudicar o corpo. O excesso de algumas vitaminas, por exemplo, pode gerar cálculo renal (pedras nos rins) e intoxicação.
Sendo assim, se você desconfia de alguma deficiência nutricional, ou sente que a dieta está muito monótona, procure um médico ou nutricionista. O profissional poderá solicitar os exames necessários para o diagnóstico correto, bem como indicar o melhor tratamento para você.
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.