Nutrição e amadurecimento saudável: qual é a relação?
Se antes o termo “envelhecer” era considerado algo negativo e até desvalorizado, atualmente o cenário mudou. Hoje em dia, envelhecer é amadurecer e não é mais necessariamente sinônimo de invalidez ou falta de saúde. Prova disso é o aumento da expectativa de vida, que saltou de 45,5 anos, em 1940, para 77 anos, em 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 31,5 anos a mais do que em meados do século passado¹.
Ao longo do processo de amadurecimento, o corpo passa por diversas alterações fisiológicas, físicas e cognitivas. O estado nutricional do indivíduo também pode ser impactado negativamente. Isso porque a dieta habitual da população não atinge adequadamente as necessidades nutricionais que se alteram ao longo da vida, resultando em deficiências. A consequência são problemas de saúde recorrentes, incluindo o aparecimento de doenças crônicas e outras complicações, como infecções, sarcopenia, fragilidade e osteoporose². Veja quais cuidados são importantes nesse período.
Leia mais: Envelhecer bem: conheça os principais pilares e veja dicas
O papel da alimentação no amadurecimento saudável
Vários hábitos contribuem para um amadurecimento saudável. Por exemplo, a prática regular de atividade física. Aliado a isso, se alimentar de maneira adequada é fundamental para prevenir deficiências nutricionais².
É comum durante o processo de amadurecimento a aparição de sinais e sintomas, como a diminuição do paladar e olfato, dificuldades para mastigar, efeito colateral de medicações, problemas dentários e falta de apetite, que podem levar a perda de peso e de massa muscular. Nesse caso, alguns dos nutrientes essenciais são vitamina D, cálcio, vitamina C, zinco e, principalmente, proteínas³.
De acordo com o Ministério da Saúde, alguns passos podem contribuir para uma alimentação saudável. Por exemplo, fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia, além de incluir, diariamente, três porções de legumes e verduras nas refeições. Além disso, é de extrema importância atentar-se a quantidade de proteínas consumida ao longo do dia e a cada refeição4.
A orientação nutricional deve ser um dos componentes da atenção à saúde da pessoa idosa, uma vez que a alimentação saudável contribui para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças. Os benefícios dessa orientação também se estendem àquelas pessoas 50+ que, em função de algum comprometimento do estado de saúde, requerem cuidados nutricionais específicos. Na atenção à geração 50+, a consulta ao nutricionista favorece o planejamento e a adoção de uma alimentação saudável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e para a qualidade de vida dessas pessoas. Dessa forma, em muitos casos a suplementação alimentar pode ser indicada por médicos e nutricionistas³.
Nutridrink, vitalidade* para a nova geração 50+
Nutridrink, é a linha de suplementos da Danone, que possui importantes nutrientes que contribuem no ganho de força5,6,7, energia5,6,7 e imunidade8,9 para o dia a dia. O suplemento combina, de maneira balanceada, proteína, vitaminas e minerais³. Veja as opções:
- Nutridrink protein: É o suplemento zero lactose, em pó, que conta com a opção sabor baunilha e sem sabor, versátil para incluir em receitas doces e salgadas. Possui nutrientes que contribuem para o ganho de força5,6,7 e energia5,6,7, pois contém alto teor de Vitamina D, Cálcio e 18 g de proteínas, além de vitamina C, Zinco e Vitamina B12, que auxiliam no funcionamento do sistema imune8,9.
- Nutridrink protein sênior: Possui duas opções de sabor (café com leite e chocolate), esse complemento deve ser diluído em 180ml de leite desnatado, atingindo 25 g de proteínas**, fonte de cálcio e vitamina D, além de conter vitamina C e zinco, nutrientes que auxiliam no funcionamento do sistema imune8,9. Além disso, tem baixo teor de gorduras totais.
- Nutridrink protein líquido: Com 200 ml, esse é o suplemento diário pronto para beber. Possui nutrientes que auxiliam no fortalecimento dos músculos e ossos e contribuem para o ganho de força5,6,7 e energia5,6,7, pois contém alto teor de Vitamina D, Cálcio e 18 g de proteínas.
A indicação de uso do produto deve ser feita caso a caso pelo profissional de saúde conforme a avaliação clínica e nutricional do indivíduo. Consulte o seu médico, tire suas dúvidas sobre toda a linha Nutridrink e descubra qual deles é perfeito para as suas necessidades.
Referências:
1: Diário Oficial [internet]. PORTARIA PR-3.746, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2022. [Acesso em 27Set2023]. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-pr-3.746-de-24-de-novembro-de-2022-446105011;
2: Danone Nutricia [Acesso em 27Set2023] Disponível em: https://www.danonenutricia.com.br/adultos/terceira-idade/alimentacao/deficiencias-nutricionais-entre-idosos;
3: Nutridrink [Acesso em 27Set2023] Disponível em: https://www.nutridrink.com.br/artigos/details/nutridrink-idosos-precisam-de-suplemento-alimentar;
4: Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Ministério da Saúde. [Acesso em 27Set2023] Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude.pdf
5: Brandão CFC, et al. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Proteína / ILSI Brasil, 2019.
6: França NAGF, Martini LA. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Cálcio / ILSI Brasil, 2018.
7: Giudici KV, Peters BSE, Martini LA. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina D / ILSI Brasi, 2018.
8: Cominetti Z, Reis BZ, Cozzolino SMF. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Zinco / ILSI Brasil, 2017
9: Vannucchi H, Rocha MM, Takeuchi PL. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina C / ILSI Brasil, 2018.
*Vitalidade está associada ao consumo de nutrientes que fornecem força, disposição e imunidade presentes na formulação de Nutridrink, junto a uma rotina de hábitos saudáveis.
**Na sugestão de consumo de 2 porções/dia, preparadas com leite desnatado, conforme modo de preparo.
OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÉM GLÚTEN.