Importância da nutrição adequada para crianças maiores de três anos

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
17 de Agosto, 2023
Importância da nutrição adequada para crianças maiores de três anos

O terceiro ano de vida de uma criança marca o começo de um período de mais autonomia para ela. Muitos já frequentam a escola e aprendem coisas novas todos os dias. No que diz respeito à alimentação, não seria diferente. O pequeno está mais inserido na rotina alimentar da família e indica seus gostos e preferências com relação às refeições.

Assim, pais e responsáveis precisam estar atentos e buscar oferecer todos os nutrientes que a criança precisa para o seu desenvolvimento adequado. Saiba mais:

Importância da nutrição adequada para crianças 3+

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)¹ concorda que o período é crítico na vida da criança. Afinal, ela está em transição: sai de uma fase de maior dependência para entrar em outra de maior independência (fase escolar, em alguns casos)¹.

Há, também, um maior desenvolvimento das habilidades de linguagem, comunicação e entendimento do mundo. Isso sem falar na maturação óssea, no aperfeiçoamento do sistema imunológico e no aumento da resistência física¹.

Todas essas características reforçam a importância da nutrição de qualidade, que servirá como base para possibilitar as transformações. O cardápio, desse modo, deve ser rico em alimentos naturais (como cereais integrais, vegetais, frutas e legumes), preparados de formas variadas para aumentar o repertório alimentar do pequeno.

Leia também: Composto lácteo: conheça os seus benefícios para crianças acima de 3 anos

Composto lácteo ou leite de vaca?

Muitos pais e cuidadores apostam no leite de vaca como complemento da alimentação da criança, uma vez que a bebida entrega cálcio e proteínas de boa qualidade. Contudo, você sabia que o alimento não tem as melhores concentrações de nutrientes para os pequenos?

As proteínas e o cálcio presentes, por exemplo, geralmente encontram-se desbalanceados – e estudos demonstram que, quando em excesso na dieta, podem aumentar o risco de obesidade infantil².

Além disso, o leite de vaca não concentra volumes significativos de outras substâncias importantes para o pequeno³, como DHA, um ácido graxo essencial para o funcionamento do sistema nervoso e das conexões neurais; e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino e o equilíbrio da microbiota.

Dessa forma, uma boa alternativa para complementar a alimentação da criança pode ser o composto lácteo, que carrega diversos nutrientes essenciais para o seu correto desenvolvimento – e em quantidades bem calculadas. Consulte o médico para saber mais!

Benefícios do Milnutri

O Milnutri Premium, composto lácteo da Danone, foi desenvolvido com nutrientes essenciais para o desenvolvimento de crianças a partir dos 3 anos ao lado de uma nutrição adequada.

É rico em ferro, vitamina C e fibras prebióticas exclusivas da Danone que auxiliam na melhora da imunidade. Sem contar que contém DHA e diversas vitaminas e minerais – tudo isso com zero adição de açúcares (sacarose e frutose). Saiba mais!


Referências

  • [¹] – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia. 2012, 3ª edição;
  • [²] – Ghisolfi J, FantinoM, Turck D, de Courcy GP, Vidailhet M. Nutrient intakes of children aged 1-2 years as a function of milk consumption, cows’ milk or growing-up milk. Public Health Nutr, 2013;
  • [³] – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Manual de Alimentação da Infância à Adolescência. 2018, 4ª ed (pág 41).

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.