Mudança no rótulo do pão: entenda a retirada do “100% integral”
Quem consome pão integral notará, em breve, uma mudança no rótulo do produto. A partir do dia 22 de abril, a expressão “100% integral” não poderá mais aparecer na embalagem desse tipo de alimento. Isso porque a nova legislação estabelece que o percentual informado deve representar a quantidade dos ingredientes integrais em relação aos restantes (ovo, óleo, açúcar, fermento, entre outros). Dessa forma, o percentual de ingredientes integrais irá cair.
Leia mais: Afinal, pão integral engorda? Quantas calorias uma fatia carrega?
Mudança no rótulo do pão significa mudança de ingredientes?
Não. O que mudou foi apenas a exclusão da expressão “100% integral” do rótulo, mas os ingredientes continuam sendo os mesmos. Então, fique de olho na lista de ingredientes. Em 2022, a ANVISA já havia feito uma mudança nesse tipo de alimento.
Para serem identificados como integrais, os produtos alimentícios à base de cereais precisam obedecer a dois critérios: a quantidade de ingredientes integrais tem de ser superior à de ingredientes refinados e, pelo menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais.
Como ficam os novos rótulos dos alimentos embalados no Brasil?
Desde 9 outubro, novos modelos de rótulos passaram a valer para alimentos embalados no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado a norma em 2020. Assim, a mudança mais significativa é a obrigatoriedade de um alerta, na parte da frente da embalagem, sobre presença em excesso de três ingredientes prejudiciais à saúde: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio
Todas as alterações propostas têm como objetivo principal tornar tudo mais claro para o consumidor. Segundo a proposta aprovada, alimentos com alto teor de sódio, gordura saturada e/ou açúcar adicionado receberão a ilustração de uma lupa preta na parte frontal e superior de suas embalagens, ressaltando essa informação (o produto pode ser alto em apenas um, em dois ou nos três compostos em questão). O desenho precisa estar em uma superfície contínua para que fique destacado e fácil de ler.
Leia mais: Como ficam os novos rótulos dos alimentos embalados no Brasil?
Referências: Anvisa