Monguba (manguba): Conheça os benefícios da planta
A monguba, também chamada de manguba, munguba, mamorana, cacau-selvagem e castanha-do-maranhão, é uma planta comum no território brasileiro e que é também encontrada em demais partes da América do Sul. Ela tende a nascer principalmente em locais úmidos, por isso é bastante presente nas matas inundáveis do litoral e na Amazônia.
Sua parte comestível são as sementes, chamada de castanhas, encontradas no interior de seus frutos. Devido ao grande tamanho dos frutos, as castanhas também são graúdas e chegam a pesar até 800 gramas.
Leia também: Murici: Conheça o fruto brasileiro e suas propriedades
Benefícios da monguba
Pode substituir o café e o chocolate
As castanhas de monguba, também conhecidas como castanha-das-guianas, são bastantes apreciadas pela população da região amazônica, especialmente por seu sabor, similar ao do chocolate. Por isso, a castanha também é chamada de cacau-selvagem. Não só, quando torradas, elas se aproximam do sabor do café. Também pode ser usada na forma de farinha.
Leia mais: Cacau: Benefícios e propriedades além do chocolate
Favorece a imunidade
O composto mais encontrado na composição da castanha da monguba é o ácido palmítico, um dos ácidos graxos mais comuns. Ele é um forte antioxidante e uma grande fonte de vitamina A, por isso é utilizado como aditivo alimentar fortificante ou como suplemento, pois favorece a imunidade.
Ele também é encontrado no óleo de palma, no óleo de palmeira, na manteiga de kokum, bem como no leite e em seus derivados e na carne.
Leia mais: Triglicerídeos de cadeia média: Saiba o que são
É fonte de proteínas
Não só, as castanhas são uma boa fonte de proteína e contêm alto teor de triptofano, um aminoácido que estimula a liberação de serotonina, ou seja, o chamado “hormônio da felicidade”. Portanto, suas propriedades não apenas beneficiam a saúde muscular devido às proteínas, mas também favorecem a saúde mental. Sendo assim, combatem sintomas relacionados à ansiedade, depressão e insônia.
Leia também: Alimentos que aumentam a ansiedade e a depressão
Como utilizar a monguba
- Suas sementes (cruas, cozidas ou fritas) podem ser incluídas na alimentação de diversas formas: preparo de farinhas, receitas de doces e mais
- Além disso, suas flores podem ser usadas para a decoração da casa e, de acordo com o feng shui, atraem prosperidade e dinheiro e por isso também é chamada de árvore-do-dinheiro