Misturar diferentes dietas para emagrecer é indicado?

Alimentação Bem-estar
31 de Janeiro, 2023
Misturar diferentes dietas para emagrecer é indicado?

Low carb, Dukan, mediterrânea, alcalina, DASH… Quando pesquisamos a palavra dieta na internet, surgem tantas opções que é difícil não se confundir com todas elas. E para quem está em um processo de emagrecimento, será que misturar diferentes dietas acelera os resultados? Fomos consultar um especialista:

Posso misturar dietas para potencializar a perda de peso?

O nutricionista Felipe França, especialista em oxidologia e bioquímica celular e sócio-fundador da Soloh Clínica de Nutrição, explica que um planejamento alimentar bem prescrito é completamente personalizado. Ou seja, depende de uma série de fatores e leva em consideração questões como objetivo traçado, preferências do paciente e características de saúde, por exemplo.

Isso tudo é analisado durante a consulta com o especialista. Desse modo, o profissional pode até indicar mais de um tipo de estratégia para dar um gás nos resultados, mas ele faz isso por meio de muito conhecimento e considerando todas as suas características individuais.

Por outro lado, se a sua ideia é combinar diferentes dietas por conta própria, melhor não fazer. Isso porque o especialista afirma que um plano alimentar mal elaborado (ou genérico, como aqueles que a gente encontra prontos na internet) pode levar a deficiências nutricionais e ao agravamento de diversas doenças.

Sem contar que pode atrapalhar a sua meta, já que restrições alimentares radicais provocam perda de massa muscular, desaceleram o metabolismo e aumentam as chances de compulsão alimentar.

Leia também: Dieta dukan: o que é e como seguir o estilo alimentar

Como emagrecer de forma segura?

A primeira dica, então, é procurar um nutricionista. “O profissional que tem conhecimento usará sua bagagem para elaborar um planejamento alimentar específico e personalizado, não se prendendo a um estilo ou outro de dieta, mas a conhecimentos científicos aplicados às necessidades de cada paciente individualmente”, afirma Felipe França.

Fonte: Felipe França, nutricionista especialista em oxidologia e bioquímica celular e sócio-fundador da Soloh Clínica de Nutrição.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor