Tirar o miolo do pão deixa o alimento menos calórico? Confira

Alimentação Bem-estar
14 de Fevereiro, 2022
Tirar o miolo do pão deixa o alimento menos calórico? Confira

O pão francês, também conhecido em outros estados como pão d’água, pão de trigo, pão aguado, carioquinha, pão careca, pão de sal e cacetinho, faz parte do dia a dia brasileiro. Seja com queijo no café da manhã, com ovo no almoço ou até com folhas no jantar, a verdade é que o alimento pode sim valer por uma refeição! Contudo, por ser fonte de carboidratos, ele não está isento de polêmicas — e muita gente até retira o miolo do pão na hora de consumi-lo com o objetivo de baixar as calorias da porção.

Mas será que a estratégia é válida? Entenda:

Comer (ou não) o miolo do pão?

Primeiramente, vale destacar: tanto o miolo quanto a casca do pão são formados pelos mesmos ingredientes. Então, isso significa que não existe uma parte mais ou menos saudável no alimento.

Contudo, o miolo também carrega as suas calorias. “Em uma unidade de pão francês comum, temos aproximadamente 28,5g de carboidratos, e 10g deles estão presentes no miolo”, explica o médico Thiago Brigagão Alcântara, especialista em medicina do esporte e do exercício e autor da obra Emagreça Sem Cortar o Pãozinho (Editora Pandorga).

Ou seja, quase um terço dos carboidratos do pão ficam no miolo. “Se o retirarmos, evitaremos ingerir em torno de 55 calorias”, complementa o especialista. O que pode ser uma ótima estratégia para quem quer diminuir o consumo diário de calorias.

Mas se você não abre mão dessa parte, também não precisa se preocupar. Você pode, por exemplo, consumir só meio pãozinho.

Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

E a torrada?

Outra estratégia muito utilizada por quem quer reduzir a ingestão calórica é substituir o pão pela torrada, justamente porque a segunda é “mais leve”. Contudo, a ideia não é tão benéfica assim: por conter menos água, a torrada concentra mais calorias do que o equivalente em pão. E justamente por pesar menos no estômago, é fácil exagerarmos na dose, não é mesmo?

Talvez a única vantagem da torrada com relação ao pão é que ela é mais seca. Por isso, precisamos mastigar mais vezes antes de engolir (o que contribui para a saciedade).

Miolo do pão engorda?

O miolo possui as mesmas características que o restante do pão — então, o que vale para um, vale para o outro também. O que faz você engordar não é o pão em si, mas a quantidade ingerida e, principalmente, os itens com os quais as pessoas o acompanham.

Isso porque existe uma grande diferença entre comer um pedaço de pão com outros ingredientes nutritivos, como salmão, tomate ou alface, por exemplo, do que complementá-lo com outros que são uma bomba calórica ou pouco nutritivos, como Nutella, margarina, chocolate e embutidos.

O segredo também está nas porções: você pode comer pão em uma quantidade moderada e dentro de uma dieta equilibrada. Assim, não terá que se preocupar com o ganho de peso.

Fonte: Thiago Brigagão Alcântara, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia, especialista em medicina do esporte e do exercício e autor da obra Emagreça Sem Cortar o Pãozinho (Editora Pandorga). CRM/SP 156.421 e SBMEE – RQE 91.757.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!