Tirar o miolo do pão deixa o alimento menos calórico? Confira

Alimentação Bem-estar
14 de Fevereiro, 2022
Tirar o miolo do pão deixa o alimento menos calórico? Confira

O pão francês, também conhecido em outros estados como pão d’água, pão de trigo, pão aguado, carioquinha, pão careca, pão de sal e cacetinho, faz parte do dia a dia brasileiro. Seja com queijo no café da manhã, com ovo no almoço ou até com folhas no jantar, a verdade é que o alimento pode sim valer por uma refeição! Contudo, por ser fonte de carboidratos, ele não está isento de polêmicas — e muita gente até retira o miolo do pão na hora de consumi-lo com o objetivo de baixar as calorias da porção.

Mas será que a estratégia é válida? Entenda:

Comer (ou não) o miolo do pão?

Primeiramente, vale destacar: tanto o miolo quanto a casca do pão são formados pelos mesmos ingredientes. Então, isso significa que não existe uma parte mais ou menos saudável no alimento.

Contudo, o miolo também carrega as suas calorias. “Em uma unidade de pão francês comum, temos aproximadamente 28,5g de carboidratos, e 10g deles estão presentes no miolo”, explica o médico Thiago Brigagão Alcântara, especialista em medicina do esporte e do exercício e autor da obra Emagreça Sem Cortar o Pãozinho (Editora Pandorga).

Ou seja, quase um terço dos carboidratos do pão ficam no miolo. “Se o retirarmos, evitaremos ingerir em torno de 55 calorias”, complementa o especialista. O que pode ser uma ótima estratégia para quem quer diminuir o consumo diário de calorias.

Mas se você não abre mão dessa parte, também não precisa se preocupar. Você pode, por exemplo, consumir só meio pãozinho.

Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

E a torrada?

Outra estratégia muito utilizada por quem quer reduzir a ingestão calórica é substituir o pão pela torrada, justamente porque a segunda é “mais leve”. Contudo, a ideia não é tão benéfica assim: por conter menos água, a torrada concentra mais calorias do que o equivalente em pão. E justamente por pesar menos no estômago, é fácil exagerarmos na dose, não é mesmo?

Talvez a única vantagem da torrada com relação ao pão é que ela é mais seca. Por isso, precisamos mastigar mais vezes antes de engolir (o que contribui para a saciedade).

Miolo do pão engorda?

O miolo possui as mesmas características que o restante do pão — então, o que vale para um, vale para o outro também. O que faz você engordar não é o pão em si, mas a quantidade ingerida e, principalmente, os itens com os quais as pessoas o acompanham.

Isso porque existe uma grande diferença entre comer um pedaço de pão com outros ingredientes nutritivos, como salmão, tomate ou alface, por exemplo, do que complementá-lo com outros que são uma bomba calórica ou pouco nutritivos, como Nutella, margarina, chocolate e embutidos.

O segredo também está nas porções: você pode comer pão em uma quantidade moderada e dentro de uma dieta equilibrada. Assim, não terá que se preocupar com o ganho de peso.

Fonte: Thiago Brigagão Alcântara, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia, especialista em medicina do esporte e do exercício e autor da obra Emagreça Sem Cortar o Pãozinho (Editora Pandorga). CRM/SP 156.421 e SBMEE – RQE 91.757.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório