Aula de samba: Benefícios e quantas calorias queima

Bem-estar Movimento
09 de Fevereiro, 2022
Aula de samba: Benefícios e quantas calorias queima

O carnaval está chegando e, para muitos, isso significa dança, blocos e folia. Portanto, muitos aproveitam para fazer aula de samba, por exemplo, para estar por dentro dos movimentos. E pode ser uma ótima ideia, pois além de aprender a sambar, você ganha vários outros benefícios.

No entanto, é fundamental tomar os devidos cuidados antes de pular carnaval. Evite abusar do álcool e ingerir alimentos como frituras e doces em excesso. O ideal é andar com uma garrafinha de água para não esquecer de se hidratar, fazer refeições leves, e usar calçados e roupas confortáveis – não use chinelos para evitar possíveis lesões nos pés.

Leia também: Receitas saudáveis e coloridas para o Carnaval!

Benefícios da aula de samba

Um dos maiores benefícios – e que muitas pessoas buscam – é a queima de calorias. De acordo com especialistas, em uma aula de samba é possível perder entre 300 e 700 calorias. A quantidade varia de acordo com a duração da aula e a intensidade dos movimentos.

Leia também: Dicas para não sair da dieta no Carnaval

Por ser uma atividade física aeróbica, a aula de samba ajuda a aumentar o condicionamento físico e cardiovascular. Além disso, trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Principalmente os músculos inferiores, incluindo coxas, panturrilhas e glúteos. Também fortalece o abdômen e melhora o equilíbrio e a flexibilidade.

Leia também: É possível secar a barriga até o Carnaval? Especialista responde

Além de contribuir com a perda de peso e trazer diversão, a aula de samba também ajuda a reduzir alguns centímetros da cintura. Afinal, para sambar é necessário manter a postura correta, o que ajuda a trabalhar a lateral do abdômen.

Não podemos esquecer da saúde mental: a aula de samba também contribui para a nossa mente por aumentar a autoestima. As pessoas – especialmente as mulheres – se sentem mais bonitas e confiantes por estar aprendendo algo novo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!