Aula de samba: Benefícios e quantas calorias queima

Bem-estar Movimento
09 de Fevereiro, 2022
Aula de samba: Benefícios e quantas calorias queima

O carnaval está chegando e, para muitos, isso significa dança, blocos e folia. Portanto, muitos aproveitam para fazer aula de samba, por exemplo, para estar por dentro dos movimentos. E pode ser uma ótima ideia, pois além de aprender a sambar, você ganha vários outros benefícios.

No entanto, é fundamental tomar os devidos cuidados antes de pular carnaval. Evite abusar do álcool e ingerir alimentos como frituras e doces em excesso. O ideal é andar com uma garrafinha de água para não esquecer de se hidratar, fazer refeições leves, e usar calçados e roupas confortáveis – não use chinelos para evitar possíveis lesões nos pés.

Leia também: Receitas saudáveis e coloridas para o Carnaval!

Benefícios da aula de samba

Um dos maiores benefícios – e que muitas pessoas buscam – é a queima de calorias. De acordo com especialistas, em uma aula de samba é possível perder entre 300 e 700 calorias. A quantidade varia de acordo com a duração da aula e a intensidade dos movimentos.

Leia também: Dicas para não sair da dieta no Carnaval

Por ser uma atividade física aeróbica, a aula de samba ajuda a aumentar o condicionamento físico e cardiovascular. Além disso, trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Principalmente os músculos inferiores, incluindo coxas, panturrilhas e glúteos. Também fortalece o abdômen e melhora o equilíbrio e a flexibilidade.

Leia também: É possível secar a barriga até o Carnaval? Especialista responde

Além de contribuir com a perda de peso e trazer diversão, a aula de samba também ajuda a reduzir alguns centímetros da cintura. Afinal, para sambar é necessário manter a postura correta, o que ajuda a trabalhar a lateral do abdômen.

Não podemos esquecer da saúde mental: a aula de samba também contribui para a nossa mente por aumentar a autoestima. As pessoas – especialmente as mulheres – se sentem mais bonitas e confiantes por estar aprendendo algo novo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia